O Tesla Semi chegou ao mercado há 10 meses. E quem pesquisar no site da companhia, a versão de entrada pode ser adquirida por US$ 150 mil, algo em torno de R$ 732 mil. Enquanto que a versão mais topo de linha, leia-se de maior autonomia, chega por US$ 180 mil, o que na conversão direta, sem considerar impostos, seria algo em torno de R$ 878 mil. Para efeito de comparação, um Mercedes-Benz Actros topo de linha custa em torno de R$ 1,3 milhão.
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Seja como for, quem quiser levar o Semi para a garagem terá de fazer uma reserva. Dessa forma, desembolsar cerca de US$ 25 mil. Sendo US$ 5 mil de entrada e depois o restante em 10 dias.
Recursos e benefícios do Tesla Semi
Graças a cabine de perfil inclinado, inspirada em trens, mas com intuito de privilegiar a aerodinâmica, o motorista conta com bom espaço interno. Ademais, por causa desse design arrojado, o coeficiente aerodinâmico é de 0,36. Ou seja, o mesmo de um automóvel. O que, atrelado ao semirreboque, chega a consumir cerca de 1,1 kWh de energia por quilômetro rodado. Aliás, vale ressaltar que esses dados foram aferidos pela PepsiCo, primeira cliente do Tesla Semi.
Seja como for, o motorista ainda conta com duas grandes telas digitais sensíveis ao toque. E localizadas em cada lado da cabine. Elas controlam todos os parâmetros do veículo. Além disso, mostram as visualizações das câmeras no lugar dos tradicionais espelhos retrovisores.
O Tesla Semi ainda conta com três motores elétricos. Assim, dois deles acionam o terceiro eixo. Enquanto o terceiro motor fica acoplado ao eixo traseiro. Sendo demandado em situações de velocidade de cruzeiro nas rodovias.
Autonomia
Segundo Elon Musk, CEO da Tesla, a autonomia tem alcance de 300 ou 500 milhas (482 ou 804 km) dependendo do número de baterias. Mas recentemente nos testes da PepsiCo, o maior alcance com um PBT de 37 toneladas foi de 606 km. Ainda assim, um número superior em relação aos modelos da Volvo, Mercedes-Benz e Scania.
Ademais, o Tesla Semi chega com um conjunto completo de recursos eletrônicos de assistência ao motorista. Incluindo piloto automático.
Dessa forma, segundo a engenharia da Tesla, o Semi deve ser pago em dois anos. Além disso, a economia com combustível em um período de três anos chega até US$ 200 mil. Ou R$ 976 mil.