VM de 32 t é aposta off-road da Volvo na construção

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A Volvo lançou o caminhão VM off-road para atender aplicações de construção. O modelo chega como uma alternativa da marca sueca para atender o segmento pesado entre 30 e 32 t.


Com PBT (Peso Bruto Total) de 32 t e CMT de 52 t, o veículo compartilha de alguns componentes do FMX como a transmissão I-Shift, que é de série nesse novo produto, e os eixos trativos com redutor nos cubos.

Com potência de 330 cv esse traçado vai disputar mercado, sobretudo com as alemãs Mercedes-Benz e MAN, cujos representantes são o Axor 3131 e o Constellation 31.330, respectivamente.

Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo do Brasil, acredita que apesar de a economia ainda estagnada, a retomada do mercado de caminhões pesados – que contabiliza queda de 70% entre 2015 e os primeiros cinco meses deste ano – virá do segmento da construção, razão de ser um bom momento para lançar o novo 6×4.


O segmento de caminhão pesado contabilizou 15 mil unidades vendidas, sendo que a categoria entre 30 e 32 t representou 7% de participação desse montante, cerca de 800 a mil unidades vendidas. Se o mesmo se repetir este ano, a Volvo quer 20% de participação com o novo produto, ou seja, vender algo em torno a 200 unidades do novo modelo nos próximos 6 meses.

O VM de 32 t tem bons predicados para conquistar o mercado, uma delas é que ele pode entre 275 kg e 1060 kg mais leve em relação aos seus competidores. Possui bloqueio de diferencial entre eixos e entre rodas e três opções de relações de diferenciais: 4,12, 4,55 e 5,41:1.


A transmissão também oferece diferentes opções de softwares, o que permite adequá-la a cada perfil de operação da construção. 

Mais detalhes técnicos do Volvo VM 330 32 t leia reportagem completa na edição de julho da TRANSPORTE MUNDIAL.