Volkswagen inicia teste com Constellation a biometano

4

A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou os testes do Constellation 26.280 movido a Biometano em parceria com a EcoUrbis, concessionária responsável pela coleta de resíduos em São Paulo. Este modelo que a marca apresentou na última Fenatran foi desenvolvido especialmente para aplicações urbanas, com o objetivo de oferecer alto desempenho com menor impacto ambiental.

A VWCO desenhou o caminhão em parceria estratégica com a EcoUrbis. Juntas, as empresas buscaram atender à demanda crescente por soluções sustentáveis no setor de limpeza urbana. Além disso, o projeto reforça o compromisso com a economia circular e os princípios ESG.

Volkswagen a Biometano pode reduzir em até 90% as emissões de CO₂

Na prática, o Constellation Biometano reduz até 90% das emissões de CO₂ equivalente (CO2e) no ciclo completo “poço à roda”. Em operações médias de 50 a 70 mil km por ano, a economia chega a 150 toneladas de CO2e.

“Combinamos nossa experiência em veículos vocacionais ao conhecimento dos desafios dos clientes. Criamos uma solução que une alto desempenho e responsabilidade ambiental”, explica Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO.

Volkswagen Compactor na coleta urbana

O modelo adota atributos da linha Compactor, já consagrada na coleta urbana. Além disso, utiliza motorização ciclo Otto a biometano e transmissão automática. Juntas, essas soluções proporcionam arrancadas mais fortes, tração eficiente, direção confortável e aceleração ágil — elementos fundamentais em rotas urbanas com paradas frequentes.

Outro diferencial importante é a autonomia. Os tanques de aço carbono armazenam 960 litros (240 m³) de combustível, a maior capacidade da categoria. Dessa forma, o caminhão roda até 300 km sem reabastecer, o que é ideal para o tráfego intenso da Grande São Paulo.

“Somos líderes em soluções para resíduos, porém, precisamos evoluir junto com o mercado. Nosso compromisso é entregar o que o frotista realmente precisa, com eficiência, tecnologia e sustentabilidade”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.

Além da autonomia, o Constellation Biometano também se destaca pelo baixo nível de ruído. O motor mais silencioso, os materiais isolantes e o sistema de exaustão eficiente reduzem o impacto sonoro nas cidades e melhoram as condições de trabalho para os coletores. Adicionalmente, o motor com catalisador de três vias oferece baixa manutenção e alta durabilidade.

Emissão de diesel cai 35 mil litros por ano

A parceria entre VWCO e EcoUrbis promete evitar a emissão anual de poluentes equivalentes a 35 mil litros de diesel. Assim, o projeto reforça o compromisso das empresas com metas ambientais mais ousadas.

EcoUrbis Ambiental

A EcoUrbis Ambiental é responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de saúde no Agrupamento Sudeste de São Paulo. A área cobre 19 das 32 subprefeituras da capital, nas zonas sul e leste. Por fim, diariamente, a empresa recolhe cerca de 7 mil toneladas de resíduos. Para isso, opera com mais de 500 veículos e emprega mais de 3.800 colaboradores.