Volkswagen se prepara para produzir 5,6 mil ônibus para o Programa Caminho da Escola

196

A Volkswagen Caminhões e Ônibus ganhou a licitação de 5,6 mil ônibus para o Programa Caminho da Escola. Trata-se do maior lote conquistado pela empresa desde a criação dessa iniciativa pelo Governo Federal. Aliás, desde o início do Programa, a fabricante já entregou quase 30 mil ônibus.

LEIA TAMBÉM: Saiba fazer um orçamento eficiente

Dessa forma, pela licitação, a Volkswagen vai fornecer 4 mil veículos na configuração ORE 1, construída com base no chassi Volksbus 8.180E, e mais 1.600 unidades Onurea configurada no Volksbus 8.180.

Os modelos chegam com motor da Cummins ISF 3.8L de quatro-cilindros. E transmissão manual de 6 marchas. Também contam com ar-condicionado e duas opções de acessibilidade, sendo plataforma elevatória ou dispositivo de poltrona móvel (DPM). Além disso, podem transportar até 29 estudantes.

Estratégias para 2024

Vice-presidente de vendas e makerting da Volkswagen, Ricardo Alouche, informa que os ônibus começam a ser produzidos a partir do dia 6 de janeiro. Por essa razão, a VWCO terá condições de começar a entregar os veículos ao Governo Federal ainda no primeiro trimestre de 2024.

Volkswagen se prepara para produzir 5,6 mil ônibus para o Programa Caminho da Escola
Volkswagen estima vender o dobro de ônibus em 2024

“Mas pela quantidade, vamos entregar os veículos até o final do próximo ano”, diz.

Seja como for, ainda conforme Alouche, para iniciar a produção das 5,6 mil unidades, a Volkswagen vai ampliar sua produção. Para isso, os 400 funcionários que até então estavam em layoff voltam a trabalhar já na primeira semana de janeiro.

Vale lembrar que esses trabalhadores estavam em layoff em razão da queda nas vendas de caminhões e ônibus neste ano. Ocasionada pela chegada dos novos veículos Euro 6 que custam até 30% mais caros. Portanto, reduzindo suas vendas frente às versões Euro 5 ainda em estoque.

O mercado

Por outro lado, Alouche acredita que o mercado de veículos comerciais deve crescer 15% no próximo ano. Prova disso é que as vendas dos 5,6 mil ônibus para o próximo ano já superam as ocorridas em 2023. Ou seja, a VWCO deve encerrar este ano com 4 mil ônibus vendidos. 

Além disso, no mercado de caminhões também deve ocorrer retomada. Sobretudo, por parte do agronegócio. Nesse sentido, o executivo já começa a perceber movimentos.

“Historicamente, a partir do segundo semestre o mercado de caminhões pesados começa a aquecer. Porém, o primeiro semestre do próximo ano deve começar aquecido. Em 2023, o cliente não fez muitas compras. Porém, agora, novos contratos estão sendo fechados. Dessa forma, o cliente vai precisar de caminhão”, diz.