Nas rodovias europeias circulam aproximadamente 175 mil caminhões Volvo conectados. Muitos, inclusive, já contam com dispositivos capazes de enviar remotamente informações, como a necessidade de se realizar reparos em certo equipamento, o que otimiza a gestão da frota, evitando desperdício de tempo para descobrir quais peças estão danificadas.
No futuro, a Volvo aposta em recursos para agilizar ainda mais os processos de comunicação, manutenção e segurança das operações. Uma das ferramentas, por exemplo, vai permitir que o motorista, assim que for alertado sobre o mal funcionamento de uma peça, possa requisita-la de forma antecipada, conferindo a menor alteração possível nos prazos da transportadora.
Outra ferramenta inteligente vai fazer com que os caminhões literalmente conversem. Desta forma, o caminhão poderá identificar com antecedência as condições da rota e de tráfego, e fornecer subsídios para o restante dos motoristas. Essa são apenas duas das muitas ideias do conceito Caminhão Conectado da fabricante sueca.