Volvo FH, o caminhão mais vendido no País há cinco anos, ganhou uma proteção extra. Trata-se do pacote Cross Country (XC), opcional apresentado pela montadora durante Agrishow 2024, indicado especialmente para veículos pesados que trafegam por estradas de terra.
O pacote Cross Country foi criado para tornar o caminhão Volvo FH mais adequado às operações do agro, como transporte de grãos, de madeira e cana de açúcar em canaviais. Os principais itens do pacote são para choque mais elevado do chão, com protetor de cárter produzido em aço integrado e travessa para reboque de pino central.
Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo, destaca que o para choque se prolonga pela parte de baixo do veículo, interligando-se ao protetor do cárter. “A peça, foi desenhada para se projetar um pouco mais à frente da cabine, no mesmo padrão dos caminhões vocacionais da marca”, diz.
Ainda de acordo com o gerente de engenharia da Volvo, opcionalmente o pacote pode também trazer uma travessa para reboque de pino central, bem como a 5ª roda de 3,5 polegadas, com sela robusta. Outros itens destacados por ele são o defletor de calor no catalisador e uma proteção extra no tanque de Arla.
O pacote Cross Country também disponibiliza defletores nas extremidades frontais da cabine. A função é reduzir acúmulo de barro e sujeira na área próxima das maçanetas das portas (na cor cinza). Outro elemento disponibilizado são os faróis máscara negra ea grade de proteção do conjunto ótico, peça é articulada que possibilita a limpeza e manutenção dos faróis.
Outros itens do pacote são alarme de ré, lanternas de LED na parte de trás do caminhão e cinto de segurança vermelho. Esse detalhe tem a finalidade de facilitar a visibilidade se o motorista está usando o cinto.
Enfim, conforme explica Jeseniel Valério, o pacote Cross Country tem especificações exclusivas, voltadas para as operações em rotas compostas por 70% de trechos rodoviários e 30% de vias rurais. De acordo com ele, também aumenta a disponibilidade dos caminhões FH em operações mistas. O pacote completo é disponibilizado por R$ 30 mil.
Serviços extremos Volvo
O Volvo Extreme Services é outro produto apresentado pela fabricante durante a Agrishow 2024. Trata-se de uma estrutura de serviços ampliada para o segmento vocacional. Identificado como Volvo Extreme Services, o produto é focado no atendimento aos caminhões que operam em condições mais severas da indústria da cana.
De acordo com Felipe Battistella, gerente comercial de serviços da Volvo do Brasil, o Volvo Extreme Services reforça o suporte às frotas que trabalham na zona rural e em situações mais rigorosas. “É um atendimento especializado para aqueles transportadores que precisam de altíssima produtividade e têm necessidades específicas, muitas vezes com atendimento no local”, explica.
Battistella acrescenta que as operações no setor canavieiro demandam um suporte especializado para garantir maior desempenho e disponibilidade dos caminhões, pois são veículos que param somente para abastecer e fazer manutenção. “São atividades que funcionam muitas vezes 24 horas por dia, sete dias por semana e durante a safra. Param praticamente só para a troca de motoristas”, acrescenta
Volvo serviço customizado
De acordo com Battistella, o Volvo Extreme Service pode ser personalizado, dependendo das necessidades do cliente, como operação florestal, mineração ou construção. “Pode ser apenas a visita diária de um mecânico, um mecânico residente na operação; mais de um mecânico e um contêiner no local; ou até uma mini concessionária em instalações do cliente, com tudo o que seja necessário”, conclui.