DHL inicia testes com caminhões autônomos

365

A Deutsche Post DHL Group (DPDHL), a maior companhia de correio e logística do mundo, vai testar o uso de inteligência artificial em seus caminhões elétricos leves de entregas para torná-los autônomos.

dhl autonomo

Um protótipo foi apresentado no mês passado. Ele foi equipado com seis câmeras, um radar e dois Lidar que alimentam um supercomputador NVIDIA DGX-1 para o processamento de dados da rota e informações do ambiente ao seu redor. O conjunto de câmeras e radares formam o sistema de direção autônoma ZF ProAI.

“O ZF ProAI é o cérebro entre nosso sensor de direção autônoma instalado para detectar e entender o ambiente e nosso controle de movimento com base em uma competência mecânica excepcional – o sistema todo segue nossa abordagem ‘Ver – Pensar – Agir’. Na logística de fornecimento e na entrega final, em que a direção autônoma possui grandes benefícios, bens podem ser entregues independentemente do horário do dia e da equipe de entrega, com mínimo ruído e emissões e, consequentemente, reduzindo significativamente o congestionamento do tráfego nos centros das cidades”, falou Stefan Sommer, CEO da ZF.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).