Painel de instrumentos totalmente digital. Fotos: Mercedes-Benz Trucks

A Mercedes-Benz adianta uma das suas novidades para o Salão de Hannover (IAA), maior feira de veículos comerciais do mundo que ocorre entre os dias 20 e 27 de setembro, na Alemanha. Trata-se do Actros com as semiautônomo mais sofisticadas e já para produção em série. O modelo está com o interior mais digital e com câmeras no lugar dos retrovisores.

Câmera no lugar dos retrovisores, com ganhos de segurança e aerodinâmica

O sistema MirrorCam reúne câmeras que transmitem tudo que ocorre ao redor do pesado em telas de 15 polegadas no interior da cabine. As câmeras podem transmitir imagens com muito mais fidelidade e amplitude do que os retrovisores tradicionais, como guias e ampla visão traseira no caso de manobra em marcha à ré. Os retrovisores convencionais continuarão sendo oferecidos para os clientes que não quiserem a nova tecnologia.

Tela de 15 polegadas mostra com maior amplitude toda a lateral do caminhão, eliminando pontos cegos

Em todas as faixas de velocidade

Diferentemente das funções semiautônomas já oferecidas para o modelo, inclusive, para a versão brasileira Actros Megaspace Segurança, o novo sistema Active Drive Assist funciona em todas as faixas de velocidades.

Essas funções semiautônomas são acelerar, frear e manter o caminhão na faixa sem necessidade da ação do motorista. Além disso, o caminhão conta com o sistema de frenagem de emergência, controle de velocidade adaptativo (mantém uma distância constante e segura do veículo que vai à frente) e detecção de pedestre.

Com o controle de velocidade adaptativo em todas as faixas de velocidades vai permitir, por exemplo, que, em um engarrafamento, o motorista fique descansando enquanto o sistema assume a cansativa função de acelerar, frear, acelerar, frear conforme o trânsito anda.

O Active Brake Assist (frenagem de emergência) chega a sua 5ª geração, que agora funciona com a combinação de informações de radar e sistema de câmera, o que permite fazer a detecção de pedestre.

Painel digital

Painel conta com duas telas, a principal com informações do painel de instrumentos e a segunda com conectividade com celular, FleeBoard e diversos aplicativos de trabalho, navegação e entretenimento

Assim como vem ocorrendo com os automóveis e vans da marca, o novo Actros passa a contar com Cockpit Multimídia. São duas telas interativas, a principal com as informações do painel de instrumentos, e a segunda com informações de conectividade com diversos aplicativos de trabalho, entretenimento, comunicação com a transportadora, clientes, monitoramento em tempo real pelo FleetBoard e navegação.

Leia mais:

Chegada do New Actros na Argentina

O eActros, o pesado 100% elétrico

 

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).