O caminhão que caiu no gosto do mercado

Equipado com motor que dispensa uso de Arla e transmissão automatizada V-Tronic, o Volkswagen Constellation 24.280 segura há anos a liderança de vendas no seu segmento

Certos caminhões ganham a preferência do mercado e por conta disso permanecem por anos a fio na liderança de vendas. Um desses modelos é o Volkswagen Constellation 24.280, um semipesado que atende a faixa de carga de 23 toneladas de PBT, disponível com transmissão manual de 9 velocidades ou automatizada V-Tronic de 6 marchas multiplicadas pelo eixo automatizado, com carcaça em alumínio e mais leve que a unidade de modelos concorrentes.

Projetado para aplicações rodoviárias e operações urbanas de carga, o modelo foi lançado no primeiro trimestre de 2012 para substituir o então campeão de vendas à época, o 24.250 (equipado com motor de 250 cv e líder de vendas por quatro anos consecutivos na sua categoria). Como era a expectativa da montadora, o Constellation 24.280 se manteve no topo de vendas do seu segmento e até hoje é um dos caminhões mais procurados pelos transportadores. De acordo com a fabricante, desde o seu lançamento até o final de setembro desse ano foram emplacadas mais de 33.000 unidades

Como os demais modelos concorrentes nessa categoria, o Constellation 24.280 pode rodar com até 23 toneladas de PBT sem ferir a Lei da Balança. Porém, um dos diferenciais do modelo da Volkswagen é o motor MAN D8 36 280, de 6.9 litros e seis cilindros, com tecnologia EGR, que dispensa o uso de Arla 32, solução com ureia necessária para reduzir emissões de NOx dos veículos equipados com motores a diesel com a tecnologia de emissões SCR. A Volkswagen Caminhões defende que além de reduzir o custo com o consumo de Arla, a tecnologia EGR permite maior aproveitamento do espaço do chassi, porque não exige a instalação do tanque de Arla 32 e nem interfere no encarroçamento do veículo.

Outro item de destaque no Constellation 24.280 é a combinação da transmissão automatizada V-Tronic com o exclusivo sistema de eixo traseiro automatizado. Denominado de Smart Ratio (Relação Inteligente), esta solução, desenvolvida e patenteada pela engenharia da Volkswagen Caminhões, entra em ação quando o caminhão se encontra em velocidade de cruzeiro, reduzindo a rotação do motor. O giro cai e proporciona menor consumo de combustível.

Desde o lançamento, o 24.280 recebeu diversas atualizações e melhorias. De série, o modelo inclui coluna de direção com multirregulagem, computador de bordo (em que é possível ter controle maior dos custos de operação, graças à possibilidade de verificar o consumo instantâneo em km/l, indicador de falhas no veículo etc) e sistema Easy Start, de partida em rampa (item de série nas versões equipadas com transmissão automatizada, cuja função é segurar o caminhão por três segundos quando o motorista vai arrancar em rampas).

A lista de itens de série do veículo inclui também o banco com suspensão pneumática, portas, travas e retrovisores elétricos, retrovisor duplo, espelho auxiliar de manobras, para-sol externo, ar-condicionado, piloto automático, console de teto, regulagem de freio automático, filtro coalescente (para remoção de água, o que garante menor manutenção), console central com tomada de 12 volts e, por força da lei, sistema de freio ABS + EBD.

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