Como já foi apresentado (link abaixo), a linha Volvo 2023 Euro 6 de ônibus rodoviários foi lançada no último dia 25/03 para atender a nova fase da legislação ambiental do Proconve, a P8. Agora, mostramos abaixo os principais destaques. 

O maior deles é o novo motor D13K de seis cilindros e 12,8 litros, que agora chega a 500 cv utilizado no inédito B510R, o ônibus mais potente do Brasil. Antes de tudo, vale lembrar que, na nomenclatura do modelo, o “B” vem de ônibus, o 510 é um número aproximado e não exato da potência de 500 cv. Bem como, o “R” vem de “rear”, referindo-se a posição traseira do motor. 

Nos demais, a Volvo utiliza a potência direta na nomenclatura: B380R tem 380 cv e assim, sucessivamente, B420R (420 cv) e B460R (460 cv). Somente no B510R, por razão de marketing, a empresa sugere ter 510 cv, mas as fichas técnicas e apresentação técnica deixam claro que são 500 cv.

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Geração Volvo 2023 apresenta maior capacidade de bagageiro traseiro. Agora chega em 9,5 m3 e 0,5 m3 a mais no DD da Comil

Portfólio aberto

Todas as potências são oferecidas nas três configurações de eixos: 4×2, 6×2 e 8×2. Existe um histórico de demanda por parte dos frotistas de transporte rodoviário de passageiros pelas diferentes combinações de potência e eixos. Portanto, sabe-se que as menores potências são para os chassis 4×2 e 6×2 com carrocerias de altura normal. As maiores potências são para os chassis 6×2 e 8×2 com carrocerias maiores. 

Elas são com comprimento de 14 e 15 metros, como LD (Low Driver) e DD (Double Decker). No entanto, há nichos de mercados para um 4×2 com potência de 500 cv, como na montagem de motorhome e autônomos.

O motor D13K

As novidades para este motor Euro 6 são: os pistões, comando de válvulas, ECU (unidade de controle eletrônico), sistema de injeção Common Rail, turbocompressor, sistema ERG combinado com SCR, com filtros DPF e catalisador DOC e EGR.

Também foi adotado novo sistema de arrefecimento, agora, com radiador e intercooler separados. O resultado é a troca térmica mais eficiente, temperaturas do motor mais estáveis e redução no custo de manutenção. 

Estas atualizações resultaram no ganho em 9% de economia, que conta, ainda, com a tecnologia Volvo de Aceleração Inteligente.

Transmissão e freio-motor

A caixa automatizada AT2612 é outra herança do Volvo FH. A I-Shift de 7ª geração de 12 velocidades tem trocas de marchas 30% mais rápidas em relação à geração anterior. 

Outra melhoria é a troca de óleo, geralmente, acima de 1.000.000 km. Há casos em países com estradas planas, que a troca chegou a ser somente aos 2.000.000 km. 

Opcionalmente, a caixa pode contar com marcha Overdrive, reduzindo em 200 rpm os giros do motor.

O sistema de freio é o VEB+510, o mesmo do cavalo mecânico, e o mais potente no segmento de ônibus. 

Opcionalmente, o chassi pode ser equipado com retardador Voith VR 3250, totalizando 1.100 cv de potência de frenagem.

Para maior segurança, os freios são a disco, com 15% a mais de eficiência e com menor custo e tempo de parada para manutenção em comparação ao sistema a tambor. 

A troca de pastilha em cada roda demora 4 minutos e dois segundos, conforme cronometragem efetuada pela Volvo. Para a substituição de cada sapata do tambor, o tempo é de 21 minutos e 20 segundos. Segundo a Volvo, a durabilidade das pastilhas também podem chegar a 1.000.000 de km.

Painel digital

Novo quadro de instrumentos, o mesmo do novo Volvo FH, aumenta a qualidade das informações apresentadas para o motorista. 

Os números de velocidade por hora vão aparecendo para o motorista progressivamente conforme o ponteiro vai subindo. Isso facilita bastante a leitura da velocidade. Vale citar também que toda a arquitetura eletrônica adotada é a mesma nova do pesado FH.

O painel digital também é configurável. Por exemplo, o mapa do GPS pode ficar centralizado, e a velocidade aparecer em número sobre o mapa. 

Sistemas de segurança

Vale lembrar que todos os equipamentos do SSA (Sistema de Segurança Ativa) da linha Euro 5 seguem na nova geração em pacotes de opcionais. 

Assim, são eles: alerta de colisão frontal com frenagem automática; controle de cruzeiro adaptativo (ACC), direção dinâmica Volvo (VDS), alerta de sonolência (DAS) e monitoramento das faixas de rodagem. 

Como item de série, há o  controle eletrônico de estabilidade e tração, auxílio de partida em rampa, entre outros.  

Por último, todas fichas técnicas completas dos novos modelos Volvo 2023 neste link.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).