A Volvo Buses muda modelo de negócios na Europa e decidiu fechar a fábrica de carrocerias em Wroclaw, na Polônia, em 2024. A empresa informou que vai aplicar o mesmo modelo de sucesso em outros mercados, como o Brasil.

Isso significa que a Volvo Buses vai concentrar sua produção em chassis e, em parceria com fabricantes de carrocerias externas, como ocorre no Brasil com empresas como a Marcopolo, Caio Induscar e outras encarroçadoras.

Consequentemente, a empresa decidiu fechar sua fábrica de carrocerias em Wroclaw, Polônia, durante o primeiro trimestre de 2024. A Volvo Buses assinou uma Carta de Intenções referente à alienação de suas instalações para a Vargas Holding. Uma provisão para reestruturação de SEK 1,3 bilhão (cerca de R$ 650 milhões) vai afetar negativamente o lucro operacional no primeiro trimestre de 2023.

“Nosso negócio na Europa tem sido deficitário há anos. Com este modelo de negócios, que já aplicamos com sucesso em muitos mercados, vamos melhorar a lucratividade e garantir nossa competitividade a longo prazo”, afirma Anna Westerberg, presidente da Volvo Buses.

No futuro, a Volvo Buses vai continuar a ter a interface do cliente, oferecendo aos clientes na Europa uma gama completa de ônibus e ônibus em parceria com encarroçadores externos selecionados, garantindo um serviço de tempo de atividade forte e um alto padrão de segurança e qualidade. Isso dará à Volvo Buses uma estrutura mais enxuta, maior flexibilidade e a capacidade de atender melhor aos requisitos do mercado e às demandas dos clientes.

A fabricação de carrocerias em Wroclaw está planejada para continuar até o primeiro trimestre de 2024. Os pedidos feitos para ônibus completos na Europa serão entregues na fábrica de Wroclaw de acordo com o planejado. A Volvo Buses vai continuar a oferecer serviço e suporte completos à frota existente, bem como à nova oferta.

Os funcionários da Volvo Buses

Após discussões entre a montadora e a Vargas Holding, foi assinada uma Carta de Intenções (LoI). Segundo a qual, as instalações em Wroclaw serão alienadas à Vargas Holding. Dessa forma, a Vargas Holding irá redirecionar e aumentar gradualmente a instalação de produção. A produção vai começar em 2024 e vai se expandir nos anos seguintes. O Lol inclui o objetivo da Vargas Holding de oferecer emprego a parte dos funcionários da Volvo, alguns já no terceiro trimestre de 2023.

Por último, as fábricas da Volvo Buses na Suécia e no Brasil (Curitiba) produzem os chassis para encarroçamento por terceiro. Por fim, a fabricação de ônibus completos no México e na América do Norte não será afetada pela decisão, e vai continuar com a produção normalmente.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).