Brasileiro ganha Scania Driver e fatura um R 440

104

Autor das imagens: Divulgação

Com 12 classificados para a última etapa do Scania Driver Competitions Latin America, o baiano Luis Carlos dos Santos consagrou-se como o melhor motorista da América Latina. Para isso, nesta última fase da competição, Santos foi melhor nas provas do que três argentinas, três chilenos, três peruanos e outros dois brasileiros. A final ocorreu no último domingo (27 de novembro) em Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo (SP). O duelo final foi com o argentino Hugo Valdiviezo, que ficou em segundo lugar. Em terceiro ficou o brasileiro Ruy Gobbi, de Santa Catarina.

A final foi em Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo (SP)

O vencedor é de Salvador (BA) e atua na profissão há seis anos. Como prêmio, leva para casa um cavalo mecânico Scania R 440. Santos havia participado pela primeira vez da competição em 2014, na época, chamada de Concurso Melhor Motorista de Caminhão do Brasil. Na ocasião ele foi desclassificado na prova de manobras ainda na etapa regional. Nem mesmo isso o fez de desistir da competição.

Luis Carlos dos Santos, baiano de Salvador, foi o campeão

O curioso é que o campeão já pensava em abandonar a profissão de caminhoneiro por todas as dificuldades conhecidas, mas resolver participação do concurso para buscar uma motivação. Atualmente, ele trabalha na TIC Transportes.

No total, participaram do Scania Driver Competitions 56.265 motoristas profissionais, sendo a grande maioria do Brasil (42.516), depois da Argentina (7.826), seguida do Chile (3.163) e Peru (2.760). A competição foi criada em 2003 na Europa (ocorre no Brasil desde 202905) e acontece em nos continentes em que a marca está presente.

Além de reforçar a imagem positiva da marca perante os clientes, o evento também tem o objetivo de reforçar a importância dos conhecimentos e o aperfeiçoamento dos motoristas para questões de segurança nas estradas e eficiência operacional dos veículos. Isso ocorre pelo fato que, além das provas práticas, também há provas teóricas que obrigam todos os participantes estudarem bastante.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).