BYD e Caio testam novo ônibus elétrico articulado para São Paulo

1832

A BYD, em parceria com a Caio, desenvolveu um novo ônibus articulado 100% elétrico para rodar na cidade de São Paulo. O modelo D11B tem chassi fabricado pela BYD e carroceria da Caio. Seja como for, o modelo foi pensado para o município de São Paulo.

Por essa razão, com o objetivo de atender às demandas da SPTrans, empresa que faz a gestão do transporte na cidade paulista, as equipes técnicas da BYD e da Caio deram início a uma série de testes. Além disso, a intenção é validar seu desempenho nas mais diversas condições. Ou seja, aclive, declive, curvas acentuadas etc.

LEIA TAMBÉM: 4Truck e XCMG testam o primeiro caminhão bitruck elétrico do Brasil

“O novo modelo articulado é totalmente movido a baterias. Não emite qualquer tipo de poluente ou ruído durante sua circulação. Além disso, o veículo apresenta ótimo desempenho, baixíssimo custo de manutenção e economia para os operadores”, diz Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus da BYD.

BYD e Caio testam novo ônibus elétrico articulado para São Paulo
Ônibus começa a ser testado pela engenharia da marca; foto: BYD/Divulgação

Ônibus desenvolvido no Brasil

O ônibus articulado elétrico foi desenvolvido pela engenharia da BYD no Brasil. Sendo totalmente adaptado para o mercado nacional. Dessa forma, o veículo tem capacidade para transportar 170 passageiros.

O chassi D11B tem 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e autonomia de até 250 Km com uma carga completa. Dessa forma, seu tempo de recarga média é de até 3 horas (de 0% a 100%). Ademais, o modelo conta com piso baixo.

Seja como for, após a conclusão da etapa de testes de engenharia, o ônibus será encaminhado para a validação da SPTrans. A expectativa é de que, após a aprovação da SPTrans, o ônibus D11B esteja pronto para integrar a frota de transporte público da cidade de São Paulo. Assim, contribuindo para uma mobilidade urbana mais eficiente.