A XCMG, fabricante de máquinas pesadas e caminhões elétricos, já está rodando em testes com o que deve ser o primeiro caminhão bitruck com propulsão totalmente elétrica a rodar pelas rodovias do Brasil. Trata-se do modelo E7-29R. Ou seja, caminhão com peso bruto total combinado (PBTC) de 29 t.
Seja como for, o modelo conta com motor que desenvolve potência de 282 cv. Assim como uma bateria de 282 kWh que pode ser recarregável. E o tempo necessário para recarga total é de aproximadamente 1 hora.
LEIA TAMBÉM: Scania XT Heavy Tipper completa linha off road da marca
Do mesmo modo, o fabricante de caminhões ainda oferece o sistema de substituição das baterias. Em outras palavras, trata-se de um sistema denominado Swapping, cuja troca das baterias ocorre em apenas seis minutos, segundo a XCMG.
Todavia, o veículo, carregado, pode percorrer até 150 km de autonomia com uma carga. Conforme a marca, essa autonomia seria rodando com o caminhão a uma velocidade de 80 km/h.
Sider do caminhão que roda em testes é da 4Truck
Para os testes práticos, o caminhão está atrelado a um implemento da 4Truck. Ou seja, um baú lonado tipo sider.
“Estamos implementando caminhões elétricos há dois anos. Mas esse é o primeiro modelo trucado. O veículo elétrico é novo e sustentável. Uma proposta interessante para redução de CO2 no transporte”, diz Osmar Oliveira, CEO e fundador da 4Truck.
Seja como for, conforme o CEO da 4Truck nos testes o veículo já mostra um custo por quilômetro rodado em torno de 60% menor. Isso quando se compara aos caminhões tradicionais diesel. Por enquanto, o E7-29R está sendo aplicado somente no transporte em curtas distâncias.