Os países da América Latina são importantes destinos para as exportações da indústria brasileira e a competição passa a ser ampliada com a adesão aos caminhões elétricos pelos transportadores. A mexicana Marva Transportes recebeu cinco unidades do BYD Q3MA de uma encomenda de 120 cavalos mecânicos. Equipado com a bateria de ferro fosfato-lítio e eixo de acionamento elétrico integrado desenvolvido pela BYD, o Q3MA pesa 12 toneladas e tem PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 35 toneladas, é amplamente utilizado em portos, parques industriais e transporte logístico intermunicipal de curta e média distância. A autonomia varia entre 180 e 240 km.

Leia mais:

Tayguara Helou, diretor da Braspress, é reconhecido pelo empreendedorismo

Tayguara Helou, diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da Braspress e CEO do Urbano Bank, recebeu a medalha de Mérito Empreendedor oferecida pela ACE (Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos), na noite da última quinta-feira (28), em Guarulhos (SP). A honraria foi entregue na primeira edição da ACEXPO da Indústria, Comércio e Serviços, evento criado para aproximar empreendedores do município e comemorar os 59 anos da entidade

“É uma honra e um orgulho muito grande receber essa homenagem. Quero dedicar o meu especial agradecimento a todos que indicaram o meu nome, a minha família, e, principalmente, ao presidente desta entidade, Silvio Alves”, agradeceu Tayguara Helou.  

Historicamente, Tayguara Helou iniciou a sua carreira no grupo Braspress como transportador agregado e na COMJOVEM (Comissão de Jovens Empresários e Executivos) de São Paulo, e foi presidente do SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região por dois mandatos). “Realizamos grandes transformações no SETCESP, conquistamos várias bandeiras, mas uma das que mais me marcou foi a entrega da Praça da Cidadania, aqui no bairro dos Pimentas em Guarulhos”, relata Helou.

Durante a sua trajetória, diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da Braspress já recebeu outras honrarias. Entre elas, vale lembrar a Medalha de Mérito do Transporte (2019) e Troféu Destaque (2015 e 2011), ambos entregues pela NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), e Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade (2016), entregues pela Câmara Municipal de São Paulo (SP).

Leia mais sobre a Braspress:

Selo Verde

A Braspress evitou que 200,17 toneladas de CO₂ fossem lançadas na atmosfera em 2021, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente ao iniciar a utilização de energia limpa. É mais uma ação da empresa na busca pela sustentabilidade que resultou em dupla certificação verde quanto à gestão de energia elétrica. 

Segundo o diretor Administrativo-Financeiro da Braspress, Giuseppe Coimbra, essa foi mais uma das inovações que a organização vem fazendo nos últimos anos para manter suas operações sustentáveis. ‘’Sempre nos preocupamos com essas questões, seja ao adotarmos o veículo a gás, ou quando adotamos a captação de águas de chuvas, bem como  o reuso e reciclagem  da água usada na lavagem de caminhões, abastecimento de banheiros ou irrigação de jardins. Da mesma forma, que adotamos controles de emissões de poluentes em nossa frota com a adoção do opacímetro, há algum tempo’’, lembrou ele.

Recentemente, a Braspress deu continuidade a essa política de sustentabilidade   com a aquisição de veículos elétricos para operações de coleta/entrega na região metropolitana da Grande São Paulo. ‘’Para concluir o ciclo, usamos  100% de fontes limpas e renováveis com base na geração de energia fotovoltaica (conforme a certificação I-REC), que comprovam o alinhamento da Braspress às melhores práticas ambientais. É um caminho sem volta porque precisamos buscar o equilíbrio do planeta, em busca de um mundo melhor para a vida’’, finalizou o diretor.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).