Seja no Brasil ou nos países da América Latina, é visível a demanda por caminhões para a distribuição de bebidas. A Mercedes-Benz do Brasil e a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) são as principais fabricantes na região e com modelos adaptados para esse tipo de operação.  Este comparativo é com os modelos mais vendidos para categoria de peso.

Nas regiões com legislação que limita o tamanho do caminhão, os modelos de até 11 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). No entanto, com exceção das grandes capitais, o modelo de grande demanda é o de 17 toneladas de PBT. Por isso, para este comparativo escolhemos dois dos mais vendidos, o Mercedes-Benz Atego 1719 e VW Constellation 17.190.  

Ambos os modelos contam com chassi já preparado para facilitar o encarroçamento do implemento dedicado ao segmento de distribuição de bebidas. O caminhão de 17 toneladas pode ter capacidade para transportar até 8 pallets na versão 4×2 para ficar na Lei da Balança.   

 Cabine 

As cabines para este segmento contam com características para atender o uso intenso do segmento, com constantes entradas e saídas do interior. Além do assento do motorista, são dois para ajudantes, geralmente, com forro em vinil pela maior facilidade de limpeza. O para-choque é o mesmo das versões fora de estrada para ter um maior ângulo de entrada.  

 Motor 

Ambos os modelos contam com motores de fabricação própria. No caso do Volkswagen, o motor MAN D08 34 190 é fabricado pela empresa que faz parte do mesmo grupo. 

Motor bebidas

Transmissão 

A Mercedes-Benz utiliza câmbio de fabricação própria, tanto o manual quanto o automatizado. A ZF é a fornecedora da VWCO e, apesar de produzir a mesma transmissão para outras marcas, é feito todo um trabalho para adequação ao motor e eixo.   

Transmissao

Suspensão 

As duas marcas reforçam os sistemas de suspensão devido à aplicação com constante peso e uso intenso. 

Suspensao

 Freios e sistemas de segurança 

A Mercedes-Benz oferece itens essenciais para a segurança, no entanto, o VW é mais completo ao entregar tudo de série e ter o Hill Holder. Trata-se de um sistema de auxílio de partida em rampa que segura os freios por cerca de três segundos. Isso permite que o motorista possa arrancar sem deixar o caminhão voltar. A tecnologia é muito útil, principalmente, em caminhões de entregas.  

 Pesos e capacidades 

As capacidades de PBT técnico são iguais entre os dois modelos. O Mercedes-Benz oferece uma superioridade na CMT (Capacidade Máxima de Tração), o que é relevante apenas para operações com reboque, muito comum em aplicações no agronegócio, como cana-de-açúcar e madeireira. 

pesos e tecnologia
¹ Os pesos podem variar conforme a cabine, tanque de combustível, distância entre-eixos e equipamentos opcionais. ² PBT técnico é determinado pelo fabricante e, geralmente, quanto maior for em relação ao PBT legal, mostra o nível de resistência do caminhão para sobrecarga e durabilidade do veículo. No entanto, isso não pode ser um incentivo para desobediência da Lei da Balança. 

Implemento para bebidas  

Já há diversas opções de implementos para distribuição de bebidas construído 100% de alumínio foi lançada pela Truckvan. Ela é fabricada nas versões plana com capacidade para 4, 6, 8, 10 e 12 pallets e, rebaixada com capacidade para 8, 10 e 12 pallets. 

 Preço e retorno do investimento  

A cotação de preço abaixo deste comparativo feita por pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) é para a média de versões plataforma. Não existe preço pré-definido para caminhão vocacional, principalmente, porque o valor depende de quantidade, acessórios e serviços contratados.   

Mercedes-Benz Atego 1719 plataforma: R$ 406.064

VW Constellation 17.190 plataforma: R$ 460.900

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).