Citrosuco faz testes com Volvo FM Electric

508

A Volvo começou a testar seu caminhão FM elétrico em operações reais dos clientes. Entre as empresas, está a Citrosuco, produtora mundial de suco de laranja. A companhia já avalia o caminhão pesado da marca sueca em suas operações.

Dessa forma, o Volvo FM Eletric opera na rota entre Matão e Santos, em São Paulo. Em outras palavras, uma das principais rotas logísticas da companhia. Nesse sentido, vale lembrar que a Citrosuco, dentro da sua política de desenvolvimento de um transporte mais sustentável, também utiliza caminhões a gás da Scania nesse trecho.

LEIA TAMBÉM: Marcopolo Attivi, ônibus elétrico integral, começa a rodar no Brasil

Afinal, uma das intenções da produtora de sucos é descarbonizar suas operações até 2030. Nesse sentido, a companhia revela que ao utilizar veículos mais limpos, bem como levar ações mais sustentáveis para a produção, já deixou de emitir 400 mil toneladas de carbono.

Volvo FM Eletric chegou na Fenatran

A Citrosuco já demonstrou interesse pelo Volvo FM Eletric na Fenatran de 2022, quando o caminhão foi apresentado pela primeira vez. Aliás, durante o evento, alguns embarcadores e transportadores demonstraram o interesse no veículo já focados na descarbonização das operações de transporte.

Seja como for, conforme a empresa, por ora, os testes com o caminhão se mostram positivos. Destaque para a força do motor. Isso, graças ao torque imediato. Algo elogiado pelos condutores.

Uma das boas características do caminhão é o freio regenerativo. Ou seja, cada vez que o motorista pisa no pedal dos freios, o caminhão recupera energia.

Citrosuco já avalia o Volvo FM Electric
O carregamento do Volvo elétrico pode durar entre 1h30 e 8 horas

Atributos do caminhão elétrico

O FM Electric pode receber dois pacotes de duas a seis baterias de 180 e 540 kWh, de acordo com o perfil de operação. E conta com autonomia de até 300 km.

O carregamento pode ser feito em estações no pátio da própria transportadora e pode levar de 1h30 até 8h. Isso, dependendo da quantidade de baterias e tipo de carregador. 

Conforme a Volvo, o pacote de seis baterias pesa cerca de 2 toneladas. Como resultado, pode levar em média 23 t de carga líquida. Seja como for, as baterias ficam sob as longarinas. Dessa forma, o veículo pode receber qualquer tipo de implemento.

O motor conta com potência de 490 kW, equivalente a 660 cv. E para gerenciar esse conjunto o modelo tem transmissão I-Shift de 12 velocidades. A caixa automatizada se conecta ao eixo cardan, oferecendo respostas rápidas. Ademais, a suspensão é a ar em todos os eixos. Dessa forma garante mais conforto para o motorista. Assim como preserva melhor a carga, sobretudo as mais sensíveis.