A Marcopolo deu início aos testes com seu ônibus integral 100% elétrico. Trata-se do Marcopolo Attivi, com carroceria e chassi fabricados pela marca.
O modelo que começou a ser projetado há cinco anos já rodou em testes em cidades de vários Estados. Para isso, a Marcopolo desenvolveu uma pre-série com 10 unidades.
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De acordo com o diretor de operações comerciais da fabricante, Ricardo Portolan, o Attivi consolida o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade sustentável.
“Como principal fabricante brasileira de ônibus, reforçamos que estamos prontos para suprir as necessidades de transporte coletivo eletrificado. O Attivi Integral prioriza o uso de componentes nacionais”, diz Portolan.
Nesse sentido, vale ressaltar que o chassi conta com 58% de índice de nacionalização. Do mesmo modo, a carroceria traz 98%. Por isso, o modelo pode ser adquirido via Finame, linha de financiamento do BNDES.
Produção de 130 unidades neste ano
De acordo com Portolan, a marca quer fabricar 130 unidades do Attivi Integral neste ano. Sendo que a produção começa de forma mais intensa, a partir deste mês de junho.
Contudo, 20 ônibus começam a ser entregues aos clientes para atender às principais demandas do transporte urbano de passageiros. Entre os mercados estratégicos para a circulação do Attivi, está a cidade de São Paulo.
Isso porque a capital paulista planeja implantar uma frota de 2,6 mil ônibus elétricos em 2024. Bem como, de forma gradativa, substituir os cerca de 15 mil veículos movidos a diesel que circulam pela cidade.
Dessa forma, de olho na crescente demanda por ônibus elétricos, a Marcopolo quer produzir 1 mil unidades do Attivi Integral no próximo ano. Contudo, para atender também chassis elétricos de outras marcas, a empresa visa produzir 3 mil carrocerias.
Vale lembrar que a carroceria do Attivi também está disponível para chassis de outras marcas. Mas a Marcopolo ainda dispõe do Torino para atender às demais indústrias.
Neste primeiro momento, a Marcopolo prioriza o mercado interno. Porém, já negocia unidades para outros mercados. Chile e Colômbia devem receber o ônibus em breve.
O Attivi Integral
O ônibus low entry, conta com suspensão pneumática. Além de freios a disco dianteiro e tambor traseiro. Seu motor de tração elétrico se localiza na parte central do veículo. E desenvolve potência de 530 cv e torque de 286 mkgf.
Ademais, leva de 80 a 90 passageiros. Para isso, conta com capacidade de carga de 20,6 t.
Para a autonomia de 250 km há 12 baterias presentes. Nesse sentido, a Marcopolo fechou parceria com seis empresas de carregadores. De série, o veículo conta com Door Brake. Além de controle eletrônico de estabilidade e sistema de partida em rampa.