A história do grupo Bom Jesus Transportes com a IVECO começou em 2008. Na época, em conjunto com outras transportadoras do Mato Grosso, eles compraram mais de 200 caminhões IVECO, segundo Tony Erick, administrador da transportadora. De lá para cá, a empresa foi substituindo modelos de outras marcas por pesados IVECO e, atualmente, dos mais de 340 caminhões da frota da Bom Jesus, 92% são dos modelos fabricados em Sete Lagoas (MG). O número total inclui 112 unidades dos modelos Tector e Hi-Way adquiridos no ano passado e que estão tendo algumas unidades ainda entregues este ano.
Tony Erick explica que a relação com a IVECO começou por causa das outras marcas da CNH Industrial, que são fornecedoras de equipamentos agrícolas para as fazendas do Grupo Bom Jesus. Isso ajudou muito na construção de um relacionamento duradouro com a IVECO, pois os profissionais das transportadoras sempre tiveram portas abertas com toda a diretoria da montadora e da concessionária Turim, responsável pelo atendimento da marca. “Ela (IVECO) foi a marca que mais deu abertura para a Bom Jesus solicitar as melhorias que precisávamos nos caminhões”, disse Tony.
A evolução
Os pesados da IVECO evoluíram a partir de pesquisas realizadas com os clientes da marca. Com o apoio da FPT Industrial, a IVECO desenvolveu um pacote de melhorias técnicas que aumentou significativamente o torque e a economia de combustível. Estas mudanças contemplaram a turbina, o coletor de escape, o volante do motor e o aumento da eficiência do sistema de arrefecimento, além da calibração geral de motor e caixa.
Essas melhorias foram percebidas pelos clientes dos pesados IVECO. “O nosso pessoal de manutenção percebeu a evolução muito grande ao longo do tempo, principalmente, a partir da versão do Hi-Way. Nós acompanhamos a média de consumo dos modelos 480 desde 2014, quando foi o lançamento do Hi-Way. Dos primeiros 460 automáticos para os mais recentes, a economia de combustível melhorou em 10%”, comenta o executivo.
Sobre a questão da revenda, o administrador revela que, lá atrás, era difícil. “No ano passado, nós vendemos 68 caminhões IVECO sem nenhuma dificuldade, pelo contrário. Foi mais fácil vender IVECO do que caminhão de outra marca. A nossa parceria com a IVECO também tem muito a ver com a concessionária Turim, tanto que, agora, dos 21 boxes internos da transportadora, cinco são administrados pela Turim.
Campanha Chega de Achômetro
Ricardo Barion, diretor comercial da IVECO, lembra que o auge da evolução dos pesados da marca ocorreu no final de 2016 com o lançamento da linha 2017.
“Mesmo assim, há muitas pessoas que continuam sem conhecer todas essas melhorias e ainda, e por isso, estamos reforçando a comunicação sobre a evolução dos pesados IVECO. Por isso, surgiu a ideia desta nova campanha “Chega de Achômetro. Vamos aos fatos.”, explica Barion.