Confira nas notas abaixo as compras de ônibus recentes feitas pelas transportadoras de passageiros:

Aliança Transportes

Aliança Transportes amplia frota com Caio Apache Vip
Aliança Transportes amplia frota com Caio Apache Vip

A Aliança Transportes ampliou sua frota de ônibus com a aquisição de mais dois modelos Caio Apache Vip. Os novos veículos vão operar no transporte público de Fortaleza (CE).

Transwolff

A concessionária do transporte coletivo da cidade  São Paulo Transwolff incorporou 51 novos ônibus Mercedes-Benz OF 1724 com carroceria Caio. A empresa vem renovação a frota há quatro anos e 800 unidades foram da Mercedes-Benz, a maior do mesmo modelo. A frota total da Transwolff é de 1.200 ônibus que transportam 700.000 mil pessoas e percorrem 163.000 km diariamente. 

ITA Transportes

ITA Empresa de Transportes 2
ITA Transportes comprou 33 Volare para locação e terceirização de frota

Especialização na locação de frotas, a ITA Transportes comprou 33 veículos Volare, sendo 22 do micro-ônibus Volare Fly 6, com capacidade para 19 passageiros, e 11 do Attack 8, para 25 pessoas. “Mesmo em meio à crise que a País enfrenta em razão da pandemia, alguns setores estão investindo na renovação de frota”, comenta Sidnei Vargas, gerente nacional de vendas da marca. 

A ITA Transportes foi fundada em 1970 em Goiânia (GO) e, nos últimos 40 anos, especializou em locação e terceirização de frotas. Atualmente conta com cerca de 1.800 veículos entre caminhões, implementos rodoviários, ônibus, utilitários, vans, ambulâncias e automóveis.

Viação Miracatiba

Apache VIP - Viação Miracatiba_3 (003)
Apache VIP – Viação Miracatiba

A concessionária de transporte coletivo da Área 1 da Região Metropolitana de São Paulo, a Viação Miracatiba, com sede em Itapecerica da Serra, ampliou a frota com 10 ônibus. Os modelo dos chassis são Mercedes-Benz OF 1724 com suspensão pneumática e as carrocerias são Apache Vip da Caio medida padrão de 13,2 m de comprimento. Todos eles estão equipados com ar-condicionado, suspensão pneumática, sistema de monitoramento interno por câmeras, tomadas UBS e os mais itens já comuns em ônibus urbanos.  

Ônibus escolares

onibus caminho da escola 67A Mercedes-Benz entregou mais 120 micro-ônibus para o Estado de São Paulo para serem distribuídos a 115 municípios. Eles fazem parte do programa Caminho da Escola e da licitação de 1.600 ônibus vencida pela Mercedes-Benz em 2018. Os micro-ônibus entregues agora são do modelo LO 916 R e atendendo a especificação ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio) com 44 assentos, mais o banco do motorista. Estes chassis de micro-ônibus possuem suspensão dianteira e traseira para aplicação severa, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto), para-choques elevados e itens de acessibilidade como porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), o que permite acesso prático e seguro aos estudantes com dificuldade de locomoção.

Expresso São José

Brasília tem mais ônibus novos, de acordo, com a renovação de frota realizada pela Expresso São José. A empresa comprou  100 novos ônibus Volkswagen acabam de entrar em operação no transporte urbano de passageiros, sendo modelos Volksbus 17.230 OD, 17.260 OD e 9.160 OD, que respondem respectivamente por 82, 15 e três unidades desse lote.

Compras de ônibus pela Norte Buss Transportes

Volksbus 9.160 adquirido pela Norte Buss Transportes
Volksbus 9.160 adquirido pela Norte Buss Transportes

A Norte Buss Transportes, que atua no transporte urbano de São Paulo, adquiriu 30 Volksbus 9.160 em 2019 por meio  da concessionária Apta Caminhões e Ônibus, de São Bernardo do Campo (SP).

Compras de ônibus no Distrito Federal

20191126 880747cfdc734c49b9a0e38b49de99c3 sem logo urbano

Auto Viação Marechal, Piracicabana, Pioneira e Urb, da capital federal, renova frota com as compras de ônibus no total de 590 ônibus urbanos Mercedes-Benz, com previsão que todos entrem em operação a partir de janeiro de 2020. O maior lote foi para a Viação Pioneira, sendo 320 unidades, seguida da Urbi Mobilidade Urbana (130). A outras duas compraram 70 unidades cada. 

Compras de ônibus pela Sol Atlântico

Com foco em transporte de baixo custo, a Sol Atlântico, operadora de transporte público em Praia, capital de Cabo Verde, na África, fez a compras de ônibus Volksbus 17.210 com carroceria Mascarello. A empresa já contava com 34 modelos da fabricante de Resende (RJ).

DSC 0290

Isso mostra o acerto do Grupo Traton, holding dona das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), MAN, Scania e Rio. Em outras palavras, eles fizeram o investimento em marcas que pode atender diversos países no mundo que estão foram da realidade financeira de países do Hemisfério Norte.

A VWCO já exporta caminhões e ônibus para mais de 30 países, mesmo o Brasil estando entre os países com maior dificuldade de exportar em razões da burocracia tributária. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), as exportações de ônibus caíram 19,7% este ano. Além disso, por causa da crise Argentina, país do qual as exportações do Brasil são muito dependente, as empresas brasileira não conseguem competir em países mais desenvolvidos. Nesse sentido, o Brasil, entre janeiro e outubro de 2019, exportou 5.716 ônibus, e, em 2018, 7.115 unidades.

Os veículos no fabricados no Brasil precisam ser robustos em razão das condições precárias das estradas, uma realidade também em Cabo Verde.

Henrique Duarte, sócio-gerente da operadora Sol Atlântico, apostou nos Volkbus antes mesmo de eles serem vendidos em Cabo Verde. “Soube da qualidade e decidi comprar, então entrei em contato com a fábrica no Brasil. Os ônibus Volkswagen vêm apresentando uma performance boa que precisei ampliar minha frota com novas compras de ônibus  Volksbus”, afirma o empresário.

Leia mais: Scania NXT elétrico, autônomo e mutante

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).