Atualmente ouvimos muito a expressão “transformação digital”, mas já faz mais de quatro anos que a Mercedes-Benz vem fazendo uma profunda mudança, seja nos processos industriais, de comunicação ou de estratégia e inteligência de mercado. É um trabalho que envolve diversos profissionais, como engenheiros, designers, mecânicos, e outros profissionais especializados em construir caminhões. Quem nos conta um pouco mais dessas transformações é Ebru Semizer (foto), gerente sênior de marketing, comunicação e inteligência de mercado da Mercedes-Benz do Brasil.

Nesta entrevista concedida à revista Transporte Mundial, você pode escutar o áudio na íntegra. Antes, leia um resumo para entender o contexto sobre o que vem sendo realizado pela Mercedes-Benz do Brasil na área de inteligência de mercado. Confira!

Ouvindo cada voz

Já faz tempo que escutamos o slogan da Mercedes-Benz do Brasil: “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve”, no entanto, recentemente, houve uma evolução para “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”. O acréscimo de duas palavras (cada voz) tem um significado e um trabalho muito grande por trás.

O setor de marketing, a partir de clippings de imprensa, estatísticas setoriais e até de redes sociais, permitiu à montadora saber, com uma antecedência de meses, o que vai acontecer no mercado e assim antecipar suas decisões de produção, vendas e pós-vendas.

A nova postura apresentou seus primeiros resultados em 2016 com o slogan “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve” e, depois de alguns anos sendo estruturada, e foi apresentada ao mercado sob um novo conceito: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz. Com ela, a fabricante de caminhões deu início à uma fase de sua estratégia que vem colocando transportadores e motoristas como protagonistas de ações de marketing, inteligência de mercado, vendas, produção e demais áreas da empresa.

Para recuperar sua posição de líder do setor, a divisão de Caminhões da Mercedes-Benz apostou na estratégia de valorização do cliente e criou o conceito “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”, provocando uma verdadeira mudança de comportamento dentro de todas as áreas da companhia, passando a ser adotado como um mantra por todos os colaboradores.

Desenvolvida em parceria com a MOMA Propaganda, a estratégia contou com várias ações de aproximação da marca com seus clientes, incluindo, além de campanhas publicitárias e eventos, a contratação, pela fabricante, de um experiente e simpático motorista, que se tornou o embaixador da marca e passou a percorrer as estradas de todo o Brasil, com a missão de ouvir os consumidores em sua jornada, criando, desta forma, uma forte conexão com os públicos da empresa.

“Esse volume de dados nos permitiu antecipar, em alguns meses, tendências, gerais ou setoriais, com 96% de assertividade, e adotar medidas para melhorarmos as condições de produção e venda de caminhões ou peças, sempre de uma forma que seja vantajosa para todos, empresa e clientes”, explica Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing, Comunicação e Inteligência da Mercedes-Benz do Brasil.

Esta iniciativa faz parte de uma estratégia maior de marketing, que regionalizou a comunicação da empresa, em todos os canais, para que os clientes tenham contato com a marca em qualquer lugar que estiverem.

“Ao saímos da fábrica para ouvir os consumidores, constatamos as grandes diferenças que existem entre as dores dos nossos clientes de cada região do Brasil, que têm preferências e necessidades distintas como a cor do caminhão, a configuração da cabine ou de algum detalhe mecânico. Com isso, reorientamos tanto nossa comunicação – que foi ainda mais empática e humanizada, associada ao nosso Big Data -, quanto a linha de montagem, que passou a produzir modelos mais adaptáveis a cada tipo de uso”, explica Ebru. “Nosso cliente é agora impactado ao longo de toda a sua jornada e de uma forma direcionada e não invasiva. Falamos o que ele quer e precisa ouvir e oferecemos soluções customizadas às suas necessidades”, complementa.

Ouça o áudio da entrevista. 

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Não é só o Novo Actros que é o caminhão mais digital no Brasil, mas toda a uma conexão entre os colaboradores da Mercedes-Benz do Brasil com os clientes autônomos e frotistas
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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).