A DAF Caminhões destacou os modelos XF e CF Euro 6, e trouxe um DAF FL 100% elétrico da Europa para mostrar o potencial da marca para a mobilidade elétrica.

O LF elétrico de 19 toneladas mostrado é movido por um motor de 370 kW – ou aproximadamente 503 cv e promessa de autonomia de até 280 km. Ainda não há previsão para a venda do modelo no Brasil.

Produzidos no Brasil

Os destaques no estande da marca são os caminhões CF e XF Proconve P8/Euro 6, com promessa de Custo Operacional Total até 10% menor. Esta economia, segundo a empresa, é possível pela combinação de uma nova calibração de injeção de diesel nos motores MX-11 e MX-13, nova bomba d’água variável, sistema EGR que permite menos consumo de Arla 32 e o uso do Controle de Cruzeiro Preditivo, agora de série em toda a linha.

A linha CF equipada com motor PACCAR MX-11 ainda ganha novas potências de 340 cv e 370 cv, que, somadas às atuais 410 cv e 450 cv, trazem maior versatilidade de aplicações para o modelo. Outra novidade é o opcional de suspensão pneumática full air para configurações 6×2 e 4×2, disponíveis ao mercado a partir do segundo semestre de 2023.

“A DAF elevou o patamar dos seus caminhões, com menor alteração construtiva do motor. Esta característica se traduz em mais confiabilidade para o cliente, que terá um DAF robusto e com a qualidade como ele conhece, e muito mais eficiente e com baixo nível de emissão de poluentes”, acrescenta Alan Messias, diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

A DAF desenvolveu os motores Paccar MX-11 e MX-13 para a linha 2023 com o uso integrado das tecnologias EGR (Recirculação de Gases a Exaustão), SCR (Redução Catalítica Seletiva), com a adição do Filtro DPF (Filtro de Material Particulado). Este conjunto é essencial para reduzir drasticamente as emissões de NOx (Óxidos de Nitrogênio) e MP (material particulado).

Suspensão a ar

As linhas CF e XF passam a oferecer a suspensão traseira pneumática como opcional e com a tecnologia full air de quatro bolsas por eixo, com maior precisão de ajustes e, nova carcaça de eixo com volume de óleo otimizado (redução de 22%), sistema de freios a tambor, opção de monitoramento de carga no eixo e dispositivo auxiliar de tração.

DAF XF

O DAF XF utiliza o motor Paccar MX-13 de 12,9 litros, com potências de 480 cv e 530 cv. O caminhão é equipado com a última geração das transmissões automatizadas ZF TraXon, de 12 velocidades, que contemplam menor perda por atrito, trocas de marchas mais rápidas e uso prolongado do EcoRoll, que também contribui para o menor consumo de combustível. O sistema de Controle de Cruzeiro Preditivo também permite que o veículo antecipe as trocas de marchas através de GPS, mantendo o veículo na melhor rotação com foco na redução do consumo de combustível.

DAF CF cavalo mecânico e rígido

A linha DAF Euro 6 na linha CF oferece versões equipadas com os motores Paccar MX-11 e MX-13, exclusivo para o modelo Off-Road. Para os caminhões com motor Paccar  MX-11, a linha 2023 agora conta com duas novas potências, de 340 cv e 370 cv, e as de 410 cv e 450 cv para uso rodoviário, 4×2 ou 6×2. A transmissão é também a ZF TraXon, de 12 velocidades.

Os modelos semipesados rígidos chegam ao mercado com novidades em relação ao modelo lançado em janeiro deste ano. O caminhão deixa o motor Paccar GR-7 e passa a ser equipado com o PX-7, um novo propulsor que atende às normas de emissão de poluentes Proconve P8/Euro 6, e soma benefícios como mais economia, novas potências e novo freio motor.

O PX-7, de 6,7 litros e 6 cilindros em linha, oferece duas opções de transmissão: a nova ZF Ecotronic de 9 velocidades automatizada e a versão manual, também de 9 velocidades. As novas potências são de 260 cv, 290 cv e 310 cv, e o freio motor é de cabeçote, com 245 cv de potência. O caminhão está disponível sob chassi rígido, com configurações de eixo 6×2 e 8×2. Diferentemente do MX-11 e MX-13, o PX-7 não possui sistema EGR e trabalha com sistema de pós-tratamento com SCR (Redução Catalítica Seletiva), filtro DPF, DOC e novos tubos de exaustão e admissão.

O CF rígido possui PBT (técnico/legal) é 26.500 / 23.000 kg para o 6×2 e de 33.000 / 29.000 kg para o 8×2, ambos com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 35.000 kg. SEO: DAF Euro 6

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).