No espaço da Ford na Fenatran 2022 foram os novos modelos da linha Transit. Entre eles, a versão com câmbio automático para a van de passageiros e o furgão, e a versão chassi cabine. Outro destaque da empresa foi o E-Transit, furgão 100% elétrico a bateria.

Conforme a Ford, a transmissão automática da Transit tem sistema adaptativo de mudança em tempo real, como são todos as caixas modernas, que seleciona a marcha mais adequada conforme a condição de direção. Isso melhora o desempenho e reduz o consumo de combustível, de acordo com a fabricante.

Transit chassi

De acordo com a marca, esse tipo de modelo responde por 40% das vendas de comerciais leves no Brasil. A Transit chassi chega em duas configurações: de entrada tem peso bruto total (PBT) de  3.500 kg, versão que pode ser guiada por motoristas com carteira de habilitação de categoria B. A outra tem PBT de 4.700 kg.

E-Transit

Enquanto os modelos Transit a diesel são montados no Uruguai, a Ford E-Transit é feita na Turquia. Como a demanda por veículos elétricos de transporte de carga ainda é baixo no Brasil, a Ford disse que ainda não há uma data de produção desse tipo de modelo na região. A E-Transit ainda não será vendida no Brasil, mas avaliada para conhecer o interesse dos frotistas pelo modelo.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).