Novo Freightliner Cascadia nível SAE 2 é apresentado como caminhão pronto para ser comercializado nos EUA

A Daimler Trucks anunciou investimento de 500 milhões de euros (cerca de R$ 2,1 bilhões) para desenvolver caminhões autônomos nível SAE 4 em 10 anos. No final deste texto, veja link para os cinco níveis de automação definidos pela SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos).

O nível SAE 4 indica que o caminhão poderá rodar sozinha em determinados trechos com a presença do motorista que, só assume a direção, em situações que o próprio veículo solicita ou algum imprevisto faça que seja necessária a intervenção do condutor.

Nos Estados Unidos, a Daimler Trucks apresentou o novo Freightliner Cascadia com recursos semiautônomos (nível SAE 2) já como veículo de produção em série. O caminhão foi apresentado durante a CES (Consumer Electronic Show) em Las Vegas.
O objetivo da empresa, com o investimento anunciado, é pular o nível SAE 3 e ir direto do nível SAE 2 para o 4.

Leia mais:

Os 5 níveis de automação definidos pela SAE

New Actros já conta com tecnologias semiautônomas na Europa

Volvo foi a primeira desenvolver caminhão autônomo no Brasil

Mercedes-Benz também apresenta seu modelo autônomo para o setor de cana de açúcar

Mineradora na Noruega já utiliza caminhões autônomos

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).