Depois do Brasil, Noruega vai utilizar caminhão Volvo autônomo

834

Depois de um período de testes ao longo deste ano, a Volvo Trucks e a Brønnøy Kalk, uma das mais importantes mineradoras da Noruega, assinam um contrato de transporte por tonelada envolvendo seis caminhões Volvo FH autônomos. Este é o segundo negócio comercial concreto, após projetos pilotos, que a marca sueca realiza no mundo. O primeiro foi no Brasil com a Usina Usaçucar, de Maringá (PR), com a entrega de sete Volvo VM para atividade de colheita de cana de açúcar (veja link para reportagem sobre este assunto no final da galeria de fotos).

Os seis FH autônomos serão utilizados no transporte de calcário por um percurso de cinco quilômetros, de uma mina a céu aberto até um porto nas proximidades. Segundo comunicado da fabricante, a mineradora não está comprando os caminhões, mas sim pagará por tonelada transportada. A implantação da solução está prevista para até o final de 2019.

Veja as fotos dos caminhões em ação na mina:

5Volvo FH

Para esta operação foi escolhido o modelo FH, mantendo a cabine. O projeto piloto foi ao longo de 2018.

Anterior
Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).