Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus

A  Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu início à produção em série do caminhão elétrico e-Delivery, único 100% concebido, desenvolvido, testado e aprovado em território brasileiro. Com isso, a fábrica da VWCO em Resende (RJ) se torna a primeira do Brasil com montagem em larga escala de veículos com tecnologia zero emissões local. O primeiro modelo, um e-Delivery 11 toneladas 4×2, vai compor a frota da própria montadora. 

Aliás, vale explicar o conceito de “zero emissão local”. Isso significa que o veículo só não emite emissão quando sendo usado, pois, obviamente, que a produção, manutenção e o descarte no final da vida útil geram alguma emissão, pois é impossível produzir alguma coisa zero emissão. O que as fabricantes fazem é ter processos que reduzem emissões de poluentes ao máximo possível. Outro fator importante é a origem da energia elétrica que também precisa ser de fontes limpas. No caso da frota que a Ambev encomendou da VWCO,  ela está construindo estações para produção de energia solar. Se a Ambev fosse comprar da Enel, por exemplo, além da energia ser cara e inviabilizar o projeto, a origem não é muito limpa. 

Aliás, vale lembrar, que a Ambev e a VWCO têm um contrato de intenção de compra de 1.600 unidades para serem entregues até 2023. 

E-Consórcio sob medida

“Criamos um processo sob medida para assegurar uma grande estrutura elétrica de forma eficiente. Vamos produzir os veículos aproveitando ao máximo os recursos já existentes, com um alto nível de sinergia, ao mesmo tempo que garantimos a inovação que o cliente espera e que o produto exige. Todo esse avanço é acompanhando por um amplo trabalho de preparação da cadeia com os envolvidos para viabilizar a mobilidade elétrica no país”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

A VWCO investiu cerca de R$ 150 milhões no desenvolvimento e complexo produtivo do e-Delivery. A empresa construiu uma nova área dedicada exclusivamente à eletrificação: o e-Shop. O centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca também passa a abrigar a maior infraestrutura de carregadores de alta potência do Brasil, com diferentes modelos, para dar apoio à toda essa inovação. Todos os colaboradores da empresa receberam uma capacitação específica para atuarem nesse novo cenário.

Energização em novo espaço

Coração da montagem elétrica, o e-Shop é o novo espaço da VWCO em que os veículos recebem as baterias e são energizados pela primeira vez para serem ligados, satisfazendo todos os mais rígidos protocolos de segurança. Antes de chegar lá, os modelos e-Delivery nascem na mesma linha de montagem dos veículos diesel para a máxima eficiência da unidade fabril e se beneficiando do alto padrão de qualidade já estabelecido no processo da VWCO e que é reconhecido no mercado.

Modernizações ao longo de todos os postos de trabalho garantem tecnologia de ponta à sua fabricação, com precisão e rastreabilidade superiores nos processos. Cada etapa foi repensada para a maior produtividade: na pré-montagem do motor, por exemplo, agora são consolidados os sistemas auxiliares. O componente de tração segue direto para a borda de linha, por sua arquitetura mais enxuta.

Pela primeira vez também, a suspensão pneumática é instalada dentro da própria fábrica. No fim de todas as montagens, a VW Caminhões e Ônibus submete o veículo a novas aprovações específicas para caminhões com alta voltagem, além dos mesmos testes de qualidade que todos os outros produtos já passam antes de serem liberados para o cliente com a garantia do padrão Volkswagen.

 Ao longo de todo o desenvolvimento, a engenharia simultânea dominou o processo para o planejamento da manufatura e logística nesse grau de sinergia. Isso possibilitou a inserção da tecnologia elétrica no portfólio da VWCO e um acréscimo de apenas mil metros quadrados à sua área construída.

A fabricação do e-Delivery também se beneficia de todos os ganhos da indústria 4.0 agregados pela VW Caminhões e Ônibus em seu processo desde o lançamento da nova linha Delivery, que conta com um nível de automação de 60% na armação de sua cabine. Também predomina a tecnologia de reconhecimento automático do veículo, com um chip em cada veículo para programação dos robôs. É tecnologia de ponta, equiparada ao que há de mais moderno nas linhas de produção da Europa. Todo o processo foi desenhado para conferir flexibilidade e integração, resultando num gerenciamento eficiente dessa fábrica inteligente.  

Leia mais abaixo sobre o e-Delivery

O Volkswagen e-Delivery já foi protagonista ou referência em 19 artigos sobre tecnologias mais limpas publicados no site da revista TRANSPORTE MUNDIAL, além de reportagens mais publicadas em edições impressas e digitais da TRANSPORTE MUNDIAL, como a entrevista com profundidade técnica com o vice-presidente de engenharia e CTO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Rodrigo Chaves (link para a entrevista no final deste texto).

Em breve, teremos a notícia principal: o lançamento do primeiro caminhão elétrico brasileiro e, o mais importante, em produção de escala industrial e viável economicamente: o VW e-Delivery.

Mudar uma matriz secular de energia, como é o caso do diesel, para elétrica tem exigido esforços das engenharias e dos departamentos financeiros das fabricantes. O motor elétrico é mais antigo do que o motor a combustão. No entanto, uma coisa é um motor elétrico para um liquidificador e outra é para um caminhão de 14.000 kg. Na verdade, tentativas frustradas de veículos elétricos existem a cerca de um século. O maior desafio colocado aos engenheiros foi a gestão de energia e de baterias (de forma economicamente viável) somente está sendo alcança agora.

400 mil km de teste

O lançamento comercial deve ocorrer até o final de junho deste ano. A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou o desenvolvimento do protótipo do e-Delivery em 2017, totalmente desenvolvido no Brasil. Desde então, a Ambev se tornou parceira da fabricante no projeto. E há dois anos e meio está realizando testes práticos com o caminhão elétrico, com mais de 400 mil quilômetros rodados e em laboratórios, sendo 40 mil km em uso real com a distribuição de bebidas.

A VWCO não somente desenvolveu o e-Delivery no Brasil. Ela, junto com os parceiros do e-Consórcio, desenvolveu uma infraestrutura de produção e instalação de carregadores de alta potência de diferentes modelos.

Além disso, os veículos rodam 24 horas por dia em três turnos. Ou seja, durante os sete dias da semana. Segundo o engenheiro de e-Mobility da VWCO, Argel Franceschini, o e-Delivery passou por mais de 100 diferentes avaliações. Trata-se da maior frota de caminhões protótipos elétricos em testes no Brasil.

São cerca de 50 testes específicos só para a parte de eletrificação. As aferições envolvem bateria, recarga, interferência eletromagnética, segurança, trânsito engarrafado etc.

“O nosso maior desafio foi desenvolver um caminhão em paralelo com o que a indústria desenvolve em outros mercados. Por essa razão, o e-Delivery não nasce de algo derivado ao que existe na Europa. Ele saiu de acordo com as características do transporte brasileiro”, diz Franceschini.

Porém, graças à sua plataforma que nasceu para ser global, a VWCO vai oferecer o modelo para outros mercados

Parceria com a Ambev

O desenvolvimento em parceria com a Ambev permitiu que e-Delivery rodasse em condições reais. E muitas vezes extremas, como o intenso trânsito da capital paulista e em viagens curtas entre cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

Ou seja, fornecendo informações para que a VWCO pudesse garantir sua autonomia nas mais diversas condições.

“Isso nos possibilitou desenvolver um caminhão que não consome energia enquanto está parado. O caminhão tem uma função que desliga a tração. Logo, quando ele para, seja em um semáforo ou em razão do tráfego intenso, não consome energia. Ou seja, a otimização do consumo enérgico esteve entre as etapas do desenvolvimento do e-Delivery”, explica o gerente.

O modelo nasce com possibilidade de dois conjuntos de baterias: um com autonomia de 100 a 120 km e o outro com capacidade entre 180 e 200 km. A autonomia varia conforme peso, topografia, temperatura do ambiente e uso de acessórios, como ar-condicionado e outros.

Carregamento

“A estrutura de carregamento deve ser implementada a médio prazo nas estradas dos principais estados do País, entre eles, nas capitais São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília, no Distrito Federal. Dessa forma, vai ajudar a cobrir grande parte da aplicação do e-Delivery como interurbano”, explica Argel Franceschini.

A VWCO ainda acredita que há a estratégia de expandir o portfólio de produto a fim de aumentar a presença dos caminhões com motores alternativos ao diesel em todas as etapas do transporte. A empresa já testa também a tecnologia e-Flex, na qual é utilizado um motor VW 1.4 TSI etanol-gasolina-gás capaz de gerar energia para as baterias.

O e-Delivery

Contudo, o caminhão chega ao mercado com motor de 300 kw de potência (cerca de 400 cv). Entregando o torque de 219 mkgf. E o modelo poderá ter a opção de transmissão ou não. Ou seja, a escolha vai depender da capacidade do veículo. Bem como das condições em que ele vai rodar.

Os bastidores da engenharia de eletrificação de caminhões e ônibus Volkswagen no Brasil

Treinamento para baterias de 600V

Treinamento e-Delivery
Alta tensão das baterias requerem cuidados e treinamentos

A invenção do motor elétrico pode ser antiga, mas não evoluiu como condutor de veículos pelo desafio do armazenamento de energia em baterias. Décadas depois, veículos passaram a ser viáveis pelo um conjunto de tecnologias que foram desenvolvidas nos últimos 10 anos. Em caminhões, a solução atual ainda requer muitos cuidados com relação a segurança. Das baterias de 12V e 24V em caminhões, a bateria de um caminhão elétrico chega a 600V. Saber salvar pessoas em veículos com tanta energia em um acidente requer novos conhecimentos e treinamentos. A VWCO (VW Caminhões e Ônibus) já começou a realizar treinamentos para as equipes de segurança.

Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus
Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus

O início do treinamento de segurança faz parte de preparação para o início da produção em série do caminhão elétrico e-Delivery. Este início é para os colaboradores da empresa, desde aqueles dedicados especificamente à linha elétrica até funcionários de escritórios e regionais em todo o Brasil. “Trata-se de uma imersão nas demandas específicas da propulsão elétrica, para ensinar aos colaboradores como reconhecer e lidar com os processos de segurança deste novo produto, de acordo com os mais rigorosos testes e certificação necessários a um lançamento histórico como este”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

A apresentação internacional

O e-Delivery da Volkswagen agora é internacional. O caminhão acaba de ser apresentado em Hamburgo, na Alemanha, onde acontece o Innovation Day, evento promovido pela holding Volkswagen Truck & Bus.

Previsto para começar a operar em frotas-piloto em 2018, incluindo o Brasil, o caminhão elétrico, que foi inteiramente desenvolvido no Brasil, é ideal para entregas urbanas e possui autonomia de até 200 km.

Para isso utiliza um motor elétrico WEG AL160, que desenvolve 109 cv de potência, com torque máximo de 50,3 mkgf. Complementa o trem-de-força a transmissão automatizada Allison.

Desenvolvido em parceria com a Eletra com baterias de íon-lítio LiFePO4 o que lhe garante a autonomia de 200 km. O e-Delivery está disponível nos modelos de 9 t e 11 t de PBT.

Alinhado à realidade do mercado, o modelo abrange duas opções de recarga: a recarga de oportunidade rápida, em que é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia; ou a recarga lenta, que em três horas, atinge a carga máxima.
No conceito plug-in, as baterias do veículo são recarregadas por um carregador externo padrão CCS. Sua operação é bastante simples e amplamente difundida na indústria de elétricos.

O e-Delivery é equipado com um freio com três estágios de regeneração, que podem ser ajustados conforme a condição de carga ou preferência do motorista. O freio regenerativo atua antes do freio pneumático, para desacelerar o veículo, recuperando até 30% de energia durante a frenagem e utilizando a mesma para recarregar as baterias.
O veículo possui também o sistema Eco-Drive Mode, que reduz o consumo de baterias dependendo da condição de carga do veículo, ajustando a demanda de corrente das baterias de acordo com a condição de operação do veículo.

“O e-Delivery representa um marco na história da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Trata-se de uma plataforma totalmente nova, desenvolvida no Brasil, na busca de alternativas de mobilidade nas cidades. Ele insere, definitivamente, a engenharia brasileira na rota global de tecnologia”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).