Até 25 de abril, a Eaton está apresentando para os principais clientes (montadoras e frotistas), quatro novas transmissões automatizadas para caminhões e ônibus. No último dia 14, o dia foi reservado para alguns jornalistas. A reportagem da TRANSPORTE MUNDIAL, além de conhecer as novidades, pode dirigir um ônibus médio e alguns modelos de caminhões equipados com essas novas caixas e o leitor poderá conferir em mais detalhes na edição de maio da revista TRANSPORTE MUNDIAL. Abaixo, adiantamos um pouco de informações sobre essas novidades.
A maior novidade é a caixa Procision, inédita no Brasil. Trata-se de uma transmissão automatizada de dupla embreagem que já equipa caminhões de até 17 toneladas e os tradicionais ônibus escolares da Freightliner. Para se ter ideia, só é conhecido mais outra transmissão automatizada de dupla embreagem, a da Volvo, apresentada no último Salão de Hannover, na Alemanha, em 2014. A caixa Procision tem sete velocidades e no Brasil será indicada também para ônibus médio (até 17 toneladas) e ela ocupa o mesmo espaço de uma caixa automática convencional com conversor de torque de seis velocidades, porém, oferecendo as vantagens que toda transmissão automatizada oferece, como menor custo de aquisição e manutenção, e menor consumo de combustível.
As outras três novidades apresentadas pela Eaton serão fabricadas em solo brasileiro, na unidade de Valinhos (SP). São elas EA-6X06, UltraShift Plus PV e MHD, sendo elas elas desenvolvidas pela engenharia brasileira para as condições de tráfego, clima e topografia do Brasil.
A caixa EA-6X06 é indicada para caminhões leves e micro-ônibus. Ela possui seis marchas. Já a caixa UltraShift Plus MHD, a mesma de 10 velocidades que equipa os novos caminhões Ford TorqShift, ganha uma nova irmã é que a versão vocacional para aplicação em caminhões 6×4 e 8×4 para construção civil e canavieiros, entre outras atividades fora de estrada do segmento semipesado. Para essas atividades, a UltraShift Plus MHD recebeu reforços para garantir a mesma durabilidade das caixas manuais, porém, com as já consagradas vantagens da automatização.
A Eaton também apresentou os bloqueios de diferenciais automáticos No Spin e o Detroit Locker. A tecnologia transfere o torque para a roda que tem menor atrito para a que tem maior contato com o solo, o que facilita a operação do caminhão em atividades fora de estrada muito comum no negócio de canavieiros, madeireiros e construção civil. A reportagem completa você confere na edição 153 da TRANSPORTE MUNDIAL.