Se o futuro aponta para a eletromobilidade, incluindo a área de curta distância, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) já providenciou um acordo com a Archer. Antes, é importante entender o objetivo da Archer e o que isso tem a ver com a indústria de automóveis.

aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL)
Aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL)

Com sede na Califórnia, a Archer é a empresa com foco na criação de pequenas aeronaves que possam decolar de forma vertical para o transporte urbano de pessoas dentro de cidades e intermunicipais em percursos de até 96 km e 241 km/h de velocidade máxima. A sustentabilidade nasce no projeto, pois o transporte urbano aéreo de passageiro vai usar tecnologia de motores elétricos para ser econômico e com a emissão mínima de ruído.

A parceria com a FCA vai permitir a Archer ter acesso à cadeia de suprimentos de baixo custo, recursos avançados de materiais compostos e experiência em engenharia e design da fabricante de automóveis, picapes, SUV e veículos utilitários.

O início da produção das está previsto para 2023. A primeira unidade do eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso verticais) será conhecida este ano e já contará com a colaboração da FCA nos elementos de design da cabine.

“A eletrificação no setor de transporte, seja nas estradas ou no ar, é o futuro e, com qualquer tecnologia nova e em rápido desenvolvimento, a escala é importante”, disse Doug Ostermann, vice-presidente e chefe de desenvolvimento de negócios globais da FCA. “Nossa parceria com a Archer tem benefícios mútuos e permitirá que soluções de transporte inovadoras e ecológicas sejam colocadas no mercado em um ritmo acelerado.

“Estamos entusiasmados com a parceria com uma das maiores empresas automotivas do mundo em nossa missão de promover os benefícios da mobilidade aérea sustentável”, disse Adam Goldstein, co-fundador e co-CEO da Archer. “Este é o primeiro negócio do tipo de uma das três grandes montadoras de Detroit rumo ao espaço da mobilidade aérea urbana. Agora há um caminho claro para a Archer trazer a produção em massa para esta indústria, mudando para sempre a maneira como as pessoas viajam dentro e ao redor das cidades.”

Leia mais: Os 10 caminhões mais vendidos no Brasil e na Argentina

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).