A Ford Trucks, por meio da joint venture que formou a Ford Otosan, a marca continua operando em mais de 50 países em diversas regiões da Europa, Leste Europeu, Oriente Médio e África. 

Site da Ford Trucks mostra os países com representantes da marca
Site da Ford Trucks mostra os países com representantes da marca, inclusive, com com a Espanha

Com uma área externa de 1,1 milhão de m² e uma área interna de 90.000 m², a fábrica da Ford Trucks produz mais de 30 modelos entre caminhões e cavalos mecânicos. A Ford Otosan foi fundado em 1982, possui uma capacidade de produção anual de 15.000 caminhões e cavalos mecânicos, 11.000 motores Ecotorq, 65.000 motores Cougar Transit, 140.000 eixos traseiros para Transit e 300.000 dianteiros para Transit.

10Abaixo, notícias mais anteriores sobre a Ford Caminhões:

Como estava previsto, a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) encerrou a produção dos caminhões da marca. A mídia especializada no setor automotivo nos Estados Unidos, há mais de um ano, já falava do novo foco da montadora norte-americana, que era fabricar apenas veículos de alto valor agregado (muita tecnologia, muito lucro) para clientes que podem pagar. Nesse plano, praticamente, a empresa excluiu quase todo o Hemisfério Sul. Basta observar o que ocorreu também na Austrália, Argentina e poderá ocorrer com Camaçari, na Bahia, já que nenhum outro grande investimento foi anunciado para lá, diferentemente do que ocorre com as outras marcas que não param de anunciar investimentos no Brasil. O dia 30 encerrou uma história de 52 anos com a cidade de São Bernardo do Campo, onde estava sendo produzidos os melhores caminhões de baixo custo de investimento do Brasil, e a Ford não pode ser culpada por isso, pois não é fácil enfrentar a legislação e a burocracia brasileira. O futuro da marca deverá seguir mais como importadora do que como fabricante.

Abaixo, notícias anteriores sobre a Ford que sinalizavam um esperança para a produção de caminhões da marca no Brasil, mas, que, até o momento, não há sinal nenhum que poderá virar realidade. 

Após cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP), sede de São Paulo, o Grupo Caoa anunciou que irá iniciar o processo de diligência prévia para o processo de compra da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP).

O governador João Doria explicou que agora existe um entendimento entre as partes e que o processo será feito em duas etapas. Nos próximos 35 a 45 dias será realizado o processo de diligência prévia e a opção de compra será confirmada ao fim desse prazo.

Na audiência de ontem, não confirmaram que vão continuar com a atividade de produção de caminhões, porém, também não disseram que o negócio de caminhões está fora da negociação. Uma curiosidade, não é muita coinciência deixarem para dar a palavra final exatamente durante o período que ocorre a Fenatran?

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).