Ford Transit 2025 chega com mais equipamentos de série

147

A Ford iniciou as vendas da Transit 2025, com inicio das entregas em março. A nova linha foi apresentada na Fenatran 2024 e se destaca pela maior oferta de equipamentos de série. Além disso, a garantia passou a ser de dois anos e sem limite de quilometragem.

Além da ampliação do portfólio de versões, a principal mudança está no interior, que recebeu mais tecnologia. A linha Transit agora conta com uma nova arquitetura eletrônica, painel de instrumentos de 8” além de uma central multimídia de 12”.

Nova arquitetura eletrônica, painel de instrumentos de 8” e central multimídia de 12”

A Ford agora oferece mais assistências ao motorista de série, tornando a condução mais segura e eficiente. Esses sistemas minimizam os riscos de acidentes e reduzem a necessidade de paradas para reparos, garantindo maior disponibilidade do veículo.

Além disso, a Transit expande sua presença no mercado brasileiro disponibilizando 22 modelos. As versões oferecidas são chassi cabine, furgão, minibus e elétrica. De acordo com a divisão de veículos comerciais da Ford na América do Sul, são mais de 60 configurações adaptadas a diversas aplicações.

Versões e capacidades da nova Transit

A Transit Chassi cabine, por exemplo, está disponível nas versões curta ou longa, com Peso Bruto Total (PBT) entre 3,5 e 4,7 toneladas, sempre equipada com transmissão manual.

Por outro lado, o Furgão oferece três opções de capacidade volumétrica – 10,7 m³, 12,4 m³ e Cargo –, com PBT variando entre 3,5 e 4,0 toneladas. Além disso, os clientes podem escolher entre câmbio manual ou automático.

Transit Furgão Cargo
Furgão Furgão oferece três opções de capacidade volumétrica,com PBT variando entre 3,5 e 4,0 toneladas

Da mesma forma, o Minibus conta com versões para 15 ou 18 passageiros, além de configurações vidradas curta ou longa. São modelos com PBT entre 4,1 e 4,6 toneladas. Nesse sentido, a versão vidrada pode atender o transporte executivo, acomodando até 18 ocupantes.No caso do segmento escolar, a capacidade atende até 29 passageiros. 

Ford Transit Minibus
Ford Transit Minibus conta com versões para 15 ou 18 passageiros

Por fim, a E-Transit elétrica também amplia as opções disponíveis. Ela pode ser adquirida na versão chassi, bem como nos furgões de 9,5 m³, 10,7 m³, 11,0 m³, 12,4 m³ e 15,1 m³, com PBT variando entre 3,5 e 4,2 toneladas.

Motorização e desempenho

A linha Transit a diesel utiliza um motor 2.0 de 165 cv e torque de 39,7 kgfm, desenvolvido para alto desempenho em todas as faixas de rotação. De acordo com a Ford Pro, o turbo de geometria variável e a correia banhada em óleo contribuem para menor nível de ruído e maior durabilidade.

O modelo conta com duas opções de transmissão: manual de seis velocidades ou automática de 10 marchas, ambas testadas e validadas em diferentes veículos da marca.

A transmissão automática foi calibrada junto com a tração traseira mais o sistema auto start-stop. Segundo a Ford, essa configuração reduz em até 70% os custos de manutenção em comparação à transmissão manual.

A nova linha também oferece quatro modos de condução: Normal, Eco, Escorregadio e Rebocar/Transportar, permitindo melhor adaptação às diferentes condições de uso.

Mais equipamentos de série

A Ford lançou a nova Transit com preço inicial de R$ 282.900,00 e uma lista ampliada de equipamentos de série. O modelo agora inclui retrovisores com rebatimento elétrico, câmera de ré, sensores de estacionamento, faróis de neblina, piloto automático, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral, oferecendo mais conforto e segurança aos motoristas.

Além disso, o sistema de monitoramento inteligente da vida útil do óleo (5W30) informa o momento ideal para a troca, alinhando-se às revisões programadas a cada 20.000 km ou 12 meses. Essa tecnologia contribui para reduzir custos operacionais e otimizar a manutenção.

Por fim, a Ford reforça que desenvolveu as novidades da linha Transit com foco no cliente comercial. A marca busca aumentar a produtividade e diminuir os custos operacionais, estratégia que, segundo a empresa, tem impulsionado seu crescimento no segmento.

Crescimento de participação da Transit

“No Brasil, nós crescemos cerca de 40% em 2024, com mais de 7.000 unidades, e com a Nova Transit queremos continuar a avançar na participação de mercado”, diz Guilherme Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

 Ainda de acordo com Lastra, Ford América do Sul começou a operar em 2021 e hoje já responde por 21% das vendas da marca na região. Ele reforça que o oferecer a melhor opção do segmento e para isso a empresa investe portfólio de produtos bem como em todos os pilares do negócio.

Isso significa desde a engenharia, desenvolvimento e manufatura até o pós-venda, incluindo rede de concessionárias, depósitos de peças e soluções de conectividade.