A Foton realizou uma conferência global neste mês de abril sobre veículos comerciais. O tema foi “TOGETHER WIN FUTURE”. Em tradução livre: “Juntos, ganhamos o futuro”. O evento foi realizado em Pequim, na China.

Lá estiveram representantes de mais de 110 distribuidores de 23 países em todo o mundo, incluindo o Brasil. Vale lembrar que, no caso do nosso País, a Foton já é uma subsidiária e não só distribuidora. Antes era representada pela Foton Aumark do Brasil.

O objetivo foi unir direções de desenvolvimento estratégico global. Para isso, o Foton Mega Show foi inaugurado com mais de 100 categorias de veículos comerciais cobrindo toda a série de combinações. Em um tipo “W”, havia modelos de todos os tipos de combustível, híbrido, elétrico e hidrogênio.

Para atualizar a sua cadeia de valor, a Foton possui joint ventures com parceiros estratégicos, como Cummins e ZF. Além disso, possui uma parceria estratégica com a CATL para permitir atualizações de produtos de combustível e nova energia, estabelecendo um “Super Powertrain” em todo o mundo.

A partir disso, a Foton alcançou avanços e liderança em negócios chave no Sudeste Asiático, na América Latina e em outras regiões. Na Colômbia, a fabricante ficou em segundo lugar em vendas de caminhões por três anos consecutivos e detém a participação de mercado em caminhões pesados. 

Desde 2003, a Foton iniciou a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de energia, como células de combustível para eletromobilidade pura, híbridas e de hidrogênio. Nos últimos anos, sob a tendência global de “descarbonização”, a fabricante entrou no mercado global com seus novos produtos na China, onde a concorrência é a mais intensa. 

Ao mesmo tempo, os caminhões, vans e ônibus totalmente elétricos da empresa passaram na certificação EU WVTA e agora estão “dirigindo para” Itália, Polônia, Espanha e outros países europeus. No mesmo tempo, os projetos de desenvolvimento elétrico da Foton com líderes europeus de veículos comerciais leves também estão em andamento.

Foton na América Latina

Na América Latina, mercado gigante de grande interesse para a indústria brasileira, a Foton já entregou mais de 1.400 ônibus totalmente elétricos. Desta forma, a marca tem se tornado a fabricante com a maior participação de mercado de E-ônibus da região. 

Em síntese, em mercados como Malta, México, Austrália, Nova Zelândia, Índia e Egito, os ônibus elétricos e a células de combustível de hidrogênio também alcançaram operações comerciais em sistemas de transporte público e aeroportos internacionais.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).