Com preços competitivos, considerando que muitos equipamentos de série, a Foton lança dois novos caminhões Aumark S e apresenta um terceiro que chegará em 2021: os Citytruck 6.5-15 R$ 177 mil), 11-16 (R$ 199 mil) e, em breve, Citytruck 9.6-16. Isso, considerando, que inicialmente os modelos estão sendo importado da China e o dólar está girando em torno de R$ 5,22. Futuramente, esses caminhões serão produzidos na fábrica do Rio Grande do Sul.

Foton Aumark
Aumark S 11-16 é equipado com motor Cummins de 3.8 litros e transmissão ZF de seis velocidades é uma das apostas da marca para o segmento de caminhões médios

Para se ter uma ideia, o VW Delivery 6-160, principal concorrente do Citytruck 6.5-15, tem preço médio de R$ 191 mil, segundo cotação da Fipe. Já no caso do Citytruck 11-16, a Fipe cotou o Iveco Tector 11-190 por R$ 187 mil.

Os fornecedores da Foton são globais e tradicionais fabricantes de componentes e sistemas para a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Ford Caminhões. O Citytruck 6.5-15 é um modelo leve montado com motor Cummins ISF 2.8 L de 150 cv de potência e torque de 360 Nm. Seu trem de força é completado pela transmissão ZF 5S 368, sincronizada com overdrive (relação da última marcha menor do que 1:0.

Ambos Citytruck com ar-condicionado , painel com tela em LED e sistema de som MP5 com entrada USB
Ambos Citytruck com ar-condicionado , painel com tela em LED e sistema de som MP5 com entrada USB

O Citytruck 11-16 conta com motor Cummins ISF 3.8 L com potência de 156 cavalos e torque de 500 Nm. A transmissão é a ZF 6S 500, sincronizada e com overdrive. Nos dois casos a caixa ZF possui janela para tomada de força (PTO).

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Dos 26 ex-concessionários Ford, 15 já assinaram para representar a Foton no Brasil. Para Ricardo Mendonça de Barros, diretor de desenvolvimento da rede Foton do Brasil, os revendedores Ford conhecem bem o mercado e sabem que há potencial para os produtos Foton no País. “Além disso, trata-se de uma rede madura, capitalizada, extremamente focada no pós-venda e na satisfação total dos clientes, que sabe trabalhar muito bem os produtos dos segmentos leves, médios, semipesados e pesados. Com certeza, isso fará com que a participação da Foton cresça no mercado”, prevê.

Ricardo Barros
Ricardo Barros, diretor de desenvolvimento da rede Foton do Brasil

O diretor de desenvolvimento de produtos, o engenheiro Eustáquio Sirolli, destaca que a linha Foton tem similaridade com o portfólio Ford, o que contribui com a migração. “Os veículos Foton possuem motores Cummins, usuais nos veículos da Ford, além de transmissões ZF, de conhecimento e uso abrangente no mercado nacional”. De acordo com Sirolli, “os equipamentos de diagnóstico já disponíveis na rede servem a ambas as marcas, facilitando as análises e seus reparos ou manutenções e resultando em muita sinergia na área de serviços”.

Abaixo, leia mais sobre a Foton no Brasil

Montagem provisória em Guaíba

Após a Foton mudar a linha de montagem do chassi com cabina Minitruck de 3,5 toneladas de PBT de dentro da Agrale em Caxias do Sul (RS) para Guaíba (RS), a empresa anuncia que a primeira unidade ficou pronta recentemente.

Foton montado em Guaíba
Foton montado em Guaíba

A operação, até a construção da fábrica da marca chinesa no mesmo município está sob responsabilidade da GFECO Indústria, do grupo de mesmo nome com atuação global em indústrias, transporte e logística.

No final do ano, a linha instalada no novo galpão industrial terá capacidade de produzir até 100 veículos/mês da marca.

Abaixo, leia mais sobre a Foton no Brasil

Mercado chinês

Segundo a Foton, mesmo durante a pandemia, foram comercializados 794.100 veículos de carga na China durante os três primeiros meses deste ano, sendo 116 mil da marca.

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Modelos Foton montados na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul (RJ). Foto: Arquivo

No Brasil, a Foton Caminhões foi criada pelo empreendedor brasileiro Luiz Carlos Mendonça de Barros, que ficou mais conhecido como ministro das Comunicações no governo de Fernando Henrique Cardoso em 1998 e presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social).

A Beiqi Foton — da qual Mendonça de Barros inicialmente importava os caminhões e depois obteve licenciamento para montagem em terras brasileiras — já é uma subsidiária da Foton Caminhões no País. Assim, a recém montadora passa a ter uma relação mais forte com o maior fabricante de veículos da China.

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Luiz Carlos Medonça de Barros, CEO da Foton Caminhões. Foto: Arquivo

Plano esculpido em mármore

Desde a fundação da Foton Caminhões, em 2014, já era falado nos bastidores que a Beiqi Foton já tinha como meta vir para o Brasil a partir de 2019.

A Beiqi Motor abriu um escritório em Porto Alegre, exatamente para fazer esta movimentação e ter um CNPJ próprio no Brasil. 

A Foton na China

A Beiqi Motors Motor Co., mais conhecida apenas por Foton, foi fundada em 28 de agosto de 1996 em Pequim, como subsidiária do grupo estatal BAIC (Beijing Automotive Industry Holding Co.). Desde 1998 a empresa tem o capital aberto na Bolsa de Valores de Xangai e, em 2009, criou uma joint-venture (50%/50%) com o Grupo Daimler para a produção dos caminhões Auman, formando a Beijing Foton Daimler Automobile. A Foton também formou uma joint-venture (em 2008) com a Cummins para a produção de 400 mil motores ano. 

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Foton Auman

Nos 22 anos de operações, a Foton já fabricou mais de 10 milhões de veículos e tenha cerca de 13% de participação do mercado chinês. 

Mais sobre a produção da Foton no Brasil

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).