Com preços competitivos, considerando que muitos equipamentos de série, a Foton lança dois novos caminhões Aumark S e apresenta um terceiro que chegará em 2021: os Citytruck 6.5-15 R$ 177 mil), 11-16 (R$ 199 mil) e, em breve, Citytruck 9.6-16. Isso, considerando, que inicialmente os modelos estão sendo importado da China e o dólar está girando em torno de R$ 5,22. Futuramente, esses caminhões serão produzidos na fábrica do Rio Grande do Sul.
Para se ter uma ideia, o VW Delivery 6-160, principal concorrente do Citytruck 6.5-15, tem preço médio de R$ 191 mil, segundo cotação da Fipe. Já no caso do Citytruck 11-16, a Fipe cotou o Iveco Tector 11-190 por R$ 187 mil.
Os fornecedores da Foton são globais e tradicionais fabricantes de componentes e sistemas para a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Ford Caminhões. O Citytruck 6.5-15 é um modelo leve montado com motor Cummins ISF 2.8 L de 150 cv de potência e torque de 360 Nm. Seu trem de força é completado pela transmissão ZF 5S 368, sincronizada com overdrive (relação da última marcha menor do que 1:0.
O Citytruck 11-16 conta com motor Cummins ISF 3.8 L com potência de 156 cavalos e torque de 500 Nm. A transmissão é a ZF 6S 500, sincronizada e com overdrive. Nos dois casos a caixa ZF possui janela para tomada de força (PTO).
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Dos 26 ex-concessionários Ford, 15 já assinaram para representar a Foton no Brasil. Para Ricardo Mendonça de Barros, diretor de desenvolvimento da rede Foton do Brasil, os revendedores Ford conhecem bem o mercado e sabem que há potencial para os produtos Foton no País. “Além disso, trata-se de uma rede madura, capitalizada, extremamente focada no pós-venda e na satisfação total dos clientes, que sabe trabalhar muito bem os produtos dos segmentos leves, médios, semipesados e pesados. Com certeza, isso fará com que a participação da Foton cresça no mercado”, prevê.
O diretor de desenvolvimento de produtos, o engenheiro Eustáquio Sirolli, destaca que a linha Foton tem similaridade com o portfólio Ford, o que contribui com a migração. “Os veículos Foton possuem motores Cummins, usuais nos veículos da Ford, além de transmissões ZF, de conhecimento e uso abrangente no mercado nacional”. De acordo com Sirolli, “os equipamentos de diagnóstico já disponíveis na rede servem a ambas as marcas, facilitando as análises e seus reparos ou manutenções e resultando em muita sinergia na área de serviços”.
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Montagem provisória em Guaíba
Após a Foton mudar a linha de montagem do chassi com cabina Minitruck de 3,5 toneladas de PBT de dentro da Agrale em Caxias do Sul (RS) para Guaíba (RS), a empresa anuncia que a primeira unidade ficou pronta recentemente.
A operação, até a construção da fábrica da marca chinesa no mesmo município está sob responsabilidade da GFECO Indústria, do grupo de mesmo nome com atuação global em indústrias, transporte e logística.
No final do ano, a linha instalada no novo galpão industrial terá capacidade de produzir até 100 veículos/mês da marca.
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Mercado chinês
Segundo a Foton, mesmo durante a pandemia, foram comercializados 794.100 veículos de carga na China durante os três primeiros meses deste ano, sendo 116 mil da marca.
No Brasil, a Foton Caminhões foi criada pelo empreendedor brasileiro Luiz Carlos Mendonça de Barros, que ficou mais conhecido como ministro das Comunicações no governo de Fernando Henrique Cardoso em 1998 e presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social).
A Beiqi Foton — da qual Mendonça de Barros inicialmente importava os caminhões e depois obteve licenciamento para montagem em terras brasileiras — já é uma subsidiária da Foton Caminhões no País. Assim, a recém montadora passa a ter uma relação mais forte com o maior fabricante de veículos da China.
Plano esculpido em mármore
Desde a fundação da Foton Caminhões, em 2014, já era falado nos bastidores que a Beiqi Foton já tinha como meta vir para o Brasil a partir de 2019.
A Beiqi Motor abriu um escritório em Porto Alegre, exatamente para fazer esta movimentação e ter um CNPJ próprio no Brasil.
A Foton na China
A Beiqi Motors Motor Co., mais conhecida apenas por Foton, foi fundada em 28 de agosto de 1996 em Pequim, como subsidiária do grupo estatal BAIC (Beijing Automotive Industry Holding Co.). Desde 1998 a empresa tem o capital aberto na Bolsa de Valores de Xangai e, em 2009, criou uma joint-venture (50%/50%) com o Grupo Daimler para a produção dos caminhões Auman, formando a Beijing Foton Daimler Automobile. A Foton também formou uma joint-venture (em 2008) com a Cummins para a produção de 400 mil motores ano.
Nos 22 anos de operações, a Foton já fabricou mais de 10 milhões de veículos e tenha cerca de 13% de participação do mercado chinês.
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