Na Suíça, esforços da Hyundai e diversas empresas viabilizam para que o caminhão movido a hidrogênio entre para a fase da realidade.

Por Martin Schatzmann, Suíça

Hyundai Xcient Fuelcell na Suíça
O primeiro Hyundai Xcient Fuelcell na Suíça está saindo do novo posto de gasolina em St. Gallen. Até o final de fevereiro de 2021, pelo menos sete estações estão alinhadas entre o Lago Genebra e o Lago Constança

O hidrogênio tem uma história longa e malsucedida no setor de transportes e em outras soluções de mobilidade. Mas agora, dois anos após sua apresentação inicial na IAA (maior feira de transporte do mundo, realizada Hannover, na Alemanha, em 2018), o projeto conjunto da startup suíça H2 Energy e da Hyundai Truck & Bus com vários atores locais importantes em transporte e logística está entrando na fase da realidade.

A montadora de caminhões e o fornecedor de energia relutaram por algum tempo em relação à questão do hidrogênio. Há pouco tempo, ocorreu uma mudança de perspectiva, e todo mundo parece se voltar para o hidrogênio e as células de combustível. Mas em relação ao tempo para a realização, a paciência é importante, porque a maioria dos planos veem resultados tangíveis a partir de 2025. Não é assim na Suíça. Pela primeira vez, os suíços estão se movendo mais rápido que o resto do mundo, graças ao esforço longo e implacável da pequena startup “H2 Energy” em Zurique.

Truck Innovation Award 2020 para caminhão movido a hidrogênio

estação de produção de hidrogênio
O local de produção de hidrogênio verde em Goesgen. O hidrogênio do eletrolisador na parte traseira está sendo transportado para as estações de serviço em contêineres especiais

Há um grande problema ao implantar veículos a hidrogênio e células de combustível. Sem postos de gasolina, não há veículos. E sem veículos, não há postos de gasolina. Quem é quem dá o primeiro passo necessário? A virtude do projeto na Suíça está no esforço de unificar todas as partes envolvidas, da fabricante de caminhões à produção de hidrogênio, aos transportadores e às cadeias de postos de abastecimento, a fim de criar um ambiente para que todos possam lucrar e fazer acontecer para todos ao mesmo tempo. Por esse motivo, o júri do International Trucks of the Year (IToY) homenageou a joint venture Hyundai Hydrogen Mobility com o “Truck Innovation Award 2020”, um prêmio que a ITOY concedeu em novembro passado pela primeira vez em sua existência.

O esforço da Hyundai Hydrogen Mobility HHM e dos empreendedores suíços para criar uma economia circular para o hidrogênio no setor de transportes está sendo pago agora. No dia 7 de julho foi dado um passo importante. “Nós escrevemos história!” exclamou o pioneiro da aviação convidada especial Bertrand Piccard, em St. Gallen, na parte leste da Suíça. Lá foi inaugurado o segundo posto comercial de hidrogênio. Durante o próximo semestre, quatro estações adicionais seguirão ao longo do principal eixo de tráfego Leste-Oeste, tornando-se seis estações entre o Lago Constança e o Lago Genebra. Mais estações já estão em fase de planejamento e, em 2023, o suprimento de hidrogênio deverá atingir todo o território da Suíça. Ao contrário de outros países, na Suíça, ninguém pediu incentivos governamentais para implantar tecnologia e infraestrutura, porque todos os envolvidos suíços estão convencidos de que “apenas a orientação comercial garantirá o sucesso contínuo de um projeto como esse”.

Com a implantação dos postos de abastecimento, todos os três setores da economia circular estão desempenhando seu papel ativo agora, complementando os setores do caminhão e da produção de hidrogênio. Uma parte crucial do jogo é o booster club “H2 Mobility Switzerland” (Förderverein H2 Mobilitaet Schweiz). Ele combina todos os principais operadores de estações de serviço, muitos grandes transportadores suíços e grandes varejistas, em outras palavras, todos aqueles que usam o hidrogênio e os caminhões.

Hyundai Xcient Fuelcell

Hyundai a hidrogênio
Com a economia circular estabelecida, a Hyundai está enviando os primeiros 10 caminhões de clientes para a Suíça

O primeiro veículo chegou no dia 18 de fevereiro no país. Este Hyundai Xcient Fuelcell ainda não é o caminhão de um cliente, mas está sendo usado pela Hyundai para concluir testes. Isso ajuda a finalizar diferentes calibrações do caminhão antes do início da produção em grande escala. E o teste é essencial para a correspondência técnica de veículo e infraestrutura, alinhando os protocolos necessários entre os caminhões e as estações de abastecimento.

Ao mesmo tempo em que a inauguração do novo posto de gasolina em St. Gallen, a Hyundai estava enviando os primeiros 10 Xcient Fuelcell para uso dos clientes. Esses caminhões seriais começarão a funcionar diariamente até o final de setembro. Até o final do ano, um total de 50 caminhões de clientes deve girar na Suíça. Outros 150 caminhões estão planejados para 2021 e o plano prevê um total de 1.600 Xcient Fuelcell a serem implantados na Suíça até o final de 2025.

pioneiro da aviação Bertrand Piccard
O pioneiro da aviação Bertrand Piccard, que voou ao redor do mundo em “Solar Impulse” apenas por energia solar, foi o convidado especial na inauguração da nova estação de serviço

O fornecimento de hidrogênio verde é fornecido pela joint venture Hydrospider. O primeiro eletrolisador (potência máxima de 2 MW) está em operação na usina hidrelétrica de Goesgen desde abril deste ano e produz até 300 toneladas de hidrogênio verde por ano. Isso é suficiente para fornecer de 40 a 50 caminhões com células a combustível ou teoricamente até 1.700 automóveis com células a combustível. Uma segunda produção está a caminho nas proximidades da nova estação de serviço em St. Gallen e deve estar operacional em cerca de um ano.

Pagamento por km rodado

Mapa com todos os sete postos de gasolina até fevereiro de 2021. Todos eles estão alinhados no principal eixo de tráfego de leste a oeste
Mapa com todos os sete postos de gasolina até fevereiro de 2021. Todos eles estão alinhados no principal eixo de tráfego de leste a oeste

É essencial para o projeto suíço que os caminhões permaneçam sob a propriedade da Hyundai Hydrogen Mobility. Os custos estão sendo cobrados por uso, por esse motivo os transportadores e varejistas negociam suas tarefas de transporte específicas com a HHM. A HHM e os transportadores concordam com um valor específico por quilômetro rodado, que inclui o hidrogênio e todo o serviço e suporte dos caminhões. Portanto, as estações de reabastecimento cobram o custo do hidrogênio não ao transportador, mas diretamente ao HHM. Este procedimento permite um cálculo preciso do TCO (custo total da operação) para os transportadores e ajuda a prever a quantidade de hidrogênio. Além disso, as estações de reabastecimento de hidrogênio negociam o preço de compra do hidrogênio com a Hydrospider e o revendem com uma sobretaxa razoável à HHM. Para se tornar lucrativo e cobrir os investimentos ainda relativamente altos de uma estação de reabastecimento, são necessários cerca de dez a doze (10-12) caminhões por estação. Mas todas as estações de abastecimento não estão apenas equipadas com bicos para pressão de 350 bar para caminhões, mas com bicos para pressão de 700 bar para carros. Isso prepara o terreno para carros com células de combustível na Suíça além do caminhão movido a hidrogênio.

A chave para esse projeto de orientação comercial está no Imposto sobre Veículos Pesados ​​ (LSVA, Leistungsabhängige Schwerverkehrsabgabe) na Suíça, que é dispensado para caminhões com trens de tração com emissão zero. A redução desse imposto de emissão economiza uma quantia, permitindo à Hyundai equilibrar o custo mais alto da nova tecnologia dos caminhões de células de combustível, elevando o TCO ao nível dos olhos de um caminhão a diesel tradicional. Novos projetos em outros países devem ter uma parte semelhante, com o mesmo impacto financeiro que o imposto sobre veículos pesados ​​na Suíça, a fim de obter a orientação comercial necessária como na Suíça. Um primeiro projeto foi iniciado na Noruega com a joint venture Green H2 Norway. O fator decisivo na Noruega é o menor custo de produção do combustível para caminhão movido a hidrogênio, devido ao preço muito humilde da eletricidade.

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