Xcient Fuel Cell
Hyundai Xcient Fuel Cell

A concorrência entre os grandes fabricantes de caminhões para a produção e venda em escala comercial de modelos com a tecnologia de célula de combustível aumentou nos últimos dias após a sul-coreana Hyundai Motor Company anunciar o envio das primeiras 10 unidades do caminhão Xcient Fuel Cell para Suíça.

Recentemente, a Daimler e Grupo Volvo já haviam anunciados a criação de uma joint venture. Na ocasião, já havia sido comunicado para acelerar a produção de sistemas propulsores para caminhões a célula de combustível. E, no ano passado, a Iveco havia anunciado joint venture com a Nikola com o mesmo objetivo. Veja links para estas notícias no final deste texto. 

No entanto, nesta corrida, a Hyundai planeja enviar um total de 50 caminhões do Xcient Fuel Cell para Suíça e a produção de 1.600 unidades até 2025.

célula de combustível
Daimler Truck e Grupo Volvo formaram joint venture para produção do sistema completo de célula de combustível

Em comunicado à imprensa no dia 30 de junho, a Daimler reafirmou que estão sendo feitos investimentos em novas instalações. Acima de tudo, será para atender todos os processos industriais, desde revestimento com membrana e fabricação de pilhas à produção completa de unidades de células de combustível.

Um pouco sobre a Nikola, fabricante que fez joint venture com a Iveco. Assim, a Nikolas Motor Company é uma empresa do Arizona, Estados Unidos e quer revolucionar os mercados de caminhões, veículos militares, entre outros, movidos por motores elétricos e células de combustível (hidrogênio). 

Leia mais sobre a joint venture entre Daimler Truck e Volvo

Nova realidade faz Daimler e Volvo se unirem para viabilizarem caminhões elétricos de longa distância

Iveco e Nikola anunciam local para produção de caminhão elétrico. Não é na Itália e nem nos EUA

Proposta da Scania para veículo elétrico mutante entre carga, passageiro e coletor de resíduos

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).