A Iveco realizou uma coletiva de imprensa no dia 13/09 para lançar o caminhão vocacional Tector Auto-Shift Coletor com transmissão automatizado com foco na operação urbana, confirmou futuros lançamentos, fez um balanço do desempenho da marca e reafirmou o compromisso com o Brasil, o que já pode ser comprovado com a contratação de mais de 800 funcionários no Brasil e abertura de mais 12 novas concessionárias. Confira o resumo de cada tema abaixo:

Futuro lançamentos

Nos próximos meses, a Iveco lançará um novo chassi de ônibus para o segmento de fretamento e urbano. Para setor de transporte urbano de carga, a marca anunciou o Novo Daily Euro 6 de 3.5 t de PBT. Além disso, estão confirmados os Hi-Way movido a gás e estuda todo o portfólio existente na Europa como estudados para lançamento no Brasil, sem data ainda definida. Sobre a eletrificação de veículos, os executivos da empresa confirmaram que virá depois dos lançamentos Euro 6 e dos modelos movidos a gás, esperando também, a melhoria custos e de infraestrutura.

Mercado

A Iveco disse atravessar uma das melhores fases no Brasil desde a chegada ao País em 1997. No ano passado, a montadora, com uma nova estrutura na América do Sul comandada por Márcio Querichelli, registrou crescimento de 30% nas vendas em um mercado que teve queda de 11%. No primeiro semestre deste ano, o mercado cresceu 50% e a marca se manteve acima crescendo 71%.

Tector Auto-Shift Coletor

O Tector Auto-Shift Coletor chega como único, até momento, para atender o segmento de coleta de resíduos com câmbio automatizado adaptado para o tipo de operação. A base é a mesma caixa Eaton já conhecida do Tector Auto-Shift (veja matéria neste link). Segundo Bernardo Pereira, diretor de Marketing da montadora, esse novo câmbio foi desenvolvido e testado em conjunto com clientes na operação real de coleta de resíduos recebendo uma série de reforços e modificações pensando na robustez necessária para esta severa missão. O sistema é composto por 10 velocidades, que proporciona cerca de 20% de redução de consumo de combustível na operação se comparado à transmissão automática, e tem 12 funções, sendo quatro exclusivas da marca.

Iveco independente

Fato já anunciado pela CNH Industrial no mundo, foi confirmado no Brasil. Trata-se do processo de spin-off (nova empresa que tem origem em outra) que colocará a Iveco em um novo rumo a partir do ano que vem. A nova empresa será composta pelas marcas Iveco, Iveco Bus, Iveco Defence Vehicles, Magirus e FPT. “Esse é um passo muito importante para nossa operação na América do Sul, que fortalecerá ainda mais o negócio e, tenho certeza de que, junto com nosso time, continuaremos expandindo a participação da marca na região”, conclui Querichelli.

Rede de concessionários

Para o presidente da Iveco na América do Sul, a montadora avança no planejamento para solidificar o bom momento de forma sustentável. “Reforçamos nossa equipe de ponta com mais de 800 novos colaboradores, o que inclui também o pós-venda. Para isso, ampliamos da gama de serviços e dos pontos de atendimento em 100% dos estados brasileiros”, afirma Querichelli. Recentemente, a montadora inaugurou concessionárias em João Pessoa (PB) – Grupo Audax, Araguaína (TO) – Grupo Covezi, Vitória da Conquista (BA) – Grupo Gallotti e em Senador Canedo (GO) – Grupo Covezi, e o ponto assistencial em Santa Maria (RS) – Grupo Mattana, totalizando 80 pontos de atendimento de norte a sul do Brasil. Em breve, novos concessionários serão anunciados.

Apresentaremos uma análise do novo Tector Coletor em relação ao mercado brasileiro na próxima edição (197) da revista TRANSPORTE MUNDIAL.

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).