A MAN Trucks anunciou a introdução de novos motores e caixas de câmbio denominados PowerLion. Ou seja, o mesmo trem de força do Grupo Traton, originado do Scania. A solução já é adotada pelos caminhões da International como plataforma S13. E em breve estará disponível nos caminhões da Volkswagen.
Seja como for, o sistema PowerLion consiste em um motor D30, baseado no motor D13 Super, e uma transmissão automatizada TipMatic 14, de 14 velocidades, também baseada na caixa G33 da fabricante sueca.
LEIA TAMBÉM: Volkswagen apresenta o cavalo mecânico 4×2 com motor de 480 cv
Desempenho do Powerline
Na MAN o motor vai equipar modelos com potências que partem de 380 cv a 214 mkgf de torque a 560 cv a 285,7 mkgf. A linha ainda pode ser ofertada com um retardador com torque máximo de 4.700 Nm.
O MAN TGX PowerLion conta com melhor isolamento acústico da carroceria e uma nova oferta de freio a disco. E os novos componentes chegam aos caminhões TGX a partir de outubro de 2024.
O trem de força, conforme a marca chega a ser até 15% mais econômico frente ao motor MAN D26. Junto com as novidades, a MAN ainda vai disponibilizar uma oferta de serviços de pós-venda aos clientes.