A Volkswagen apresentou ontem (15/09) sua linha de caminhões 2025. Um dos destaques entre os novos produtos é o Constellation 20.480 4×2. O veículo é equipado com motor D26 de 13 litros, 480 cavalos, torque de 2.400 Nm e transmissão automatizada ZF V-Tronic de 12 velocidades. Com o lançamento, a montadora passa a ter um dos cavalos mecânicos 4×2 mais potentes do mercado brasileiro.
Tanto o motor de 13 litros quanto a transmissão de 12 velocidades e o chassi são os mesmos que equipam a família Meteor. Com entre eixos de 3.600 mm e PBTC de 56 toneladas, o modelo se destaca como uma opção para o transporte de grandes volumes de carga, adequado a diferentes tipos de implementos rodoviários.
Constellation 4×2 para segmento intermediário
A Volkswagen espera que o novo caminhão também seja utilizado no transporte de veículos zero quilômetro pelo segmento de cegonheiros. Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, explicou que o cavalo mecânico Constellation 4×2 se posiciona como uma solução distribuída dentro do portfólio de pesados da marca.
A Volkswagen oferece atualmente opções com PBTC de 45 toneladas com cavalo mecânico 4×2 ou de 58,5 toneladas 6×2. De acordo com Ricardo Alouche, a marca alcançou o terceiro lugar e 18% de participação no segmento de cavalos mecânicos com motor de 13 litros e potência acima de 420cv.
Além disso, Alouche também mencionou que, embora não haja planos, a Volkswagen não descarta a possibilidade de lançar no futuro uma versão do Meteor 4×2 com motor de 480 cv. Segundo ele, a oferta de um 4×2 de maior potência com uma cabine mais aprimorada depende apenas de haver demanda. Isso porque o chassi oferece essa possibilidade sem grandes mudanças técnicas.
Além do freio motor auxiliar de 428 cavalos, o Constellation 4×2 conta com dois tanques em alumínio de 470 litros de diesel. A Volkswagen também destaca a nova longarina e travessas de quinta-roda que facilitam o engate de implementos. Também são itens de série a suspensão pneumática integral com quatro bolsões de ar ajustáveis à altura do implemento durante operações de carga e descarga.
Sobrenome HD e inovações na linha pesada
Esses modelos foram projetados para tracionar semirreboques com quatro eixos e composições de até 58,5 toneladas de PBTC. Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, destacou que os cavalos mecânicos HD vêm instalados com o eixo MS 13-18X0 HD, que atende às regulamentações do Contran 882/21, oferecendo maiores características, melhor desempenho e maior durabilidade .
Chaves também ressaltou os reforços aplicados a componentes como diferenciais, rolamentos e planetários, resultando em uma maior durabilidade, melhor capacidade de tração e redução de custos de manutenção. A Volkswagen também passa a oferecer o freio retarder com 1.225 cv de potência de frenagem como opcional nos modelos Meteor 29.530 6×4 e Meteor 28.480 6×2.
Outros itens destacados por Chaves são o reforço de componentes do diferencial, rolamentos e planetárias. Essas mudanças refletem diretamente na durabilidade e capacidade de tração dos veículos, bem como redução dos custos de manutenção e maior vida útil. Já o Meteor 29.530 6×4, assim com o Meteor 28.480 passam a oferecer opcionalmente freio retarder com 1.225cv de potência de frenagem.
Linha Delivery
A Volkswagen também apresentou a nova geração do e-Delivery, equipada com motor elétrico de 280 kW, que oferece 7% a mais de torque (2.300 Nm) e CMT de 15 toneladas. Graças à redução de tara, a capacidade de carga útil do veículo aumentou para 6,3 toneladas. Além disso, a autonomia foi ampliada em 16% e o tempo de recarga otimizado, permitindo atingir 80% da carga em apenas uma hora em carregadores de
Toda a linha Delivery 2025 agora vem de série com o pacote Prime, que inclui volante multifuncional, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, conectividade bluetooth e banco do motorista com suspensão pneumática e revestimento lavável. Outros itens incluem retrovisores, travas e janelas com acionamento elétrico, ar-condicionado, suporte para celular integrado ao painel, entradas USB e USB-C, e para-choque na cor do veículo.
Como opcional, a linha Delivery oferece o pacote Highline, que inclui todos os itens do pacote Prime. Também está inlcusa uma central multimídia de sete polegadas e um painel de instrumentos 100% digital de 10 polegadas.
Pacote highline
A partir de 2025, todas as famílias de caminhões Volkswagen contarão com o pacote Highline, visto pela montadora como uma nova era de tecnologia embarcada, especialmente para o Meteor Highline. O pacote inclui o painel de instrumentos 100% digital de 10 polegadas, com 80 funcionalidades. Entre elas constam avaliação do motorista, medição do peso por eixo e controle da altura da suspensão pneumática. Outras 30 funcionalidades são do sistema multimídia.
Por fim, outro item da linha de caminhões Volkswagen 2025 é o aplicativo VWCOnnect, com o conceito de caminhão na palma da mão. Na prática significa controles do veículo através do celular, entre outras ligar e desligar o veículo. Além disso, o aplicativo fornece informações em tempo real e acesso ao ChameVolks, além de outras funções.