A Mercedes-Benz renovou diversos serviços seguindo o conceito da Indústria 4.0. O destaque foi o lançamento dos produtos Fleetboard powered by Sascar, solução de segurança contra roubo para caminhões e carga do Fleetboard, numa parceria com a Sascar.

Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil
Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

“Saímos na frente e avançamos muito nessa nova era da indústria. Inovamos com a Fábrica 4.0, com Caminhões 4.0 como o Novo Actros e com Serviços 4.0 para um cliente que também é cada vez mais 4.0, mais digital e conectado, e mais profissional”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Segundo Silvio Renan, diretor de peças e serviços ao cliente da Mercedes-Benz do Brasil, “toda a indústria precisa se reinventar e inovar a cada dia e nossa empresa vem trabalhando intensamente para acompanhar essa grande transformação tecnológica. Estamos falando de uma série de inovações baseadas em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital, Internet das Coisas e automatização, que trazem mais disponibilidade, conveniência, segurança e rentabilidade aos nossos clientes”.

Silvio Renan, diretor de peças e serviços ao cliente da Mercedes-Benz do Brasil
Silvio Renan, diretor de peças e serviços ao cliente da Mercedes-Benz do Brasil

“Para o motorista, estamos garantindo ainda mais recursos e interatividade, para que ele desfrute com muita conveniência da conectividade com o gestor da frota, com a sua empresa, com o cliente que receberá sua carga e até com as suas relações pessoais e familiares”, diz Silvio Renan. “É a conexão dinâmica entre o motorista, o caminhão, os nossos serviços e a operação do cliente. Nossos times da Fábrica e dos Concessionários estão na retaguarda para garantir melhores resultados para quem está lá na ponta fazendo o transporte de carga e de passageiros”.

A parceria entre Mercedes-Benz e a Sascar está disponível para os caminhões pesados e, em breve, será estendida para toda a linha da marca.

Tempo em atividade

Disponível para o Novo Actros, o Mercedes-Benz Uptime criou serviços de manutenção preventiva e preditiva no País. Primeiramente, é importante entender a diferença dos dois tipos de serviços. A manutenção preventiva não é novidade e sempre existiu. Trata-se de cumprir o manual do veículo, fazendo as revisões programas, trocas de óleo etc.

Já a preditiva é a partir do uso da Inteligência Artificial e diversos sensores que conseguem “prever” a necessidade de uma intervenção antes que o veículo pare por causa de um desgaste prematuro de alguma peça ou sistema. A manutenção preditiva pode antecipar ou adiar a troca de óleo em razão do tipo de uso que é feito do caminhão. Da mesma forma com todos os fluídos do veículo, pastilhas ou sapatas de freios etc.

Assim, o sistema oferecido com o nome Mercedes-Benz Uptime utiliza a inteligência de dados para avisar ao motorista e ao gestor da frota, por meio da conectividade, sobre qualquer necessidade de manutenção não prevista na manutenção preventiva.

Realidade Aumentada

Técnicos de concessionários Mercedes-Benz já podem dispor de óculos de Realidade Aumentada (RA) para realizarem diagnósticos para reduzir o tempo de reparo e manutenção de caminhões e ônibus.

Para total aproveitamento dessa tecnologia inovadora, especialistas da Mercedes-Benz, baseados na planta de Campinas (SP), oferecem suporte técnico assistido on-line ao profissional da oficina do concessionário, auxiliando as ações de diagnóstico e de reparos com os óculos de RA.

O uso desta tecnologia foi uma iniciativa com a primeira aplicação na linha de produção de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), no início do processo de montagem inferior da cabina para manutenção preventiva.

Mercedes Club terá App

Primeiro programa de relacionamento e recompensas criado por uma fabricante de caminhões e ônibus no Brasil, o Mercedes Club estará disponível aos participantes por meio de um App. Isso aumentará o número de aplicativos criados para os motoristas, como o App Liga na Estrada, já utilizado por grandes frotistas e que avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir, e o App Jornada da Estrada, em breve disponível, que auxilia na gestão e no controle do dia a dia do motorista.

Consultoria Gerencial

Ferramentas de Serviços 4.0, como conectividade e análise de dados e informações, também estão presentes no trabalho de Consultoria Gerencial que a Mercedes-Benz oferece a frotistas, a fim de entregar mais soluções técnicas aos clientes da marca. Trata-se de análise de dados operacionais, como consumo de combustível, intervalo entre as paradas, principais manutenções corretivas, durabilidade de componentes e outros.

Todas as informações são coletadas por meio dos planos de manutenção ou diretamente do próprio cliente. Os dados são compilados e trabalhados também com os concessionários. Depois, por meio da ferramenta PowerBI, são gerados os indicadores de desempenho necessários para os planos de ação referente a cada informação.

“Em média, são 115 dias de trabalho em conjunto com o cliente que, por meio da nossa consultoria, alcança maior disponibilidade da frota, menos paradas para manutenções corretivas e maior controle das preventivas, melhora no consumo de combustível, conhecimento e controle acerca do TCO, o custo operacional total do veículo ao longo de sua vida útil”, diz Silvio Renan. “Além disso, há ainda a oportunidade de desenvolver novas frentes de trabalho, como a oficina dedicada, treinamentos, testes de produtos e muito mais”.

Até a conclusão desta edição da revista, a Mercedes-Benz oferecia a Consultoria Gerencial para 13 clientes de ônibus e 5 clientes de caminhões. Um cliente de ônibus, por exemplo, já vem acumulando muitos ganhos com esse serviço: aumento na disponibilidade da frota de 86% para 95%; aumento no QPK (Quebra por Km) de 49 mil km para 175 mil km e queda no CPK (Custo por Km) de R$ 0,14 para R$ 0,10.

TRANSPORTE MUNDIAL EDIÇÃO 193 – IMPRESSA OU DIGITAL NO CELULAR, TABLET OU COMPUTADOR

Sabia que a mesma versão da revista TRANSPORTE MUNDIAL impressa pode ser lida por meio de assinatura nas bancas digitais  Revistarias e GoRead? É possível também acessar edições anteriores. Além da nossa revista, você pode acessar dezenas de outros títulos com uma única assinatura, com muito conteúdo e entretenimento para ficar bem informado em diversas áreas do conhecimento. 

Transporte Mundial 193
Edição 193 pode ser encontradas nas bancas digitais ou nas bancas de jornais e revistas na versão impressa

A TRANSPORTE MUNDIAL apoia a FABET e a educação no transporte:

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).