A Mercedes-Benz ultrapassou a MAN Latin America no emplacamento de caminhões do primeiro bimestre de 2016, conforme dados divulgados pela Anfavea (associação das fabricantes) hoje (04 de março). A marca da estrela assumiu a liderança ao emplacar 2 389 caminhões nos dois primeiros meses, enquanto a ex-líder vendeu 2 359 unidades.
A briga pela liderança entre as duas marcas é clássica e ponto de honra. E perder o primeiro lugar em um mercado em queda pode ser um fator agravante, pois mostra que o concorrente, mesmo em momento recessivo, está conseguindo crescer sobre o adversário.
No geral, a indústria de caminhões vive a pior crise de sua história, com queda de 36% nos dois primeiros meses em relação ao mesmo período do ano passado. Isso depois de ter amargado uma queda de quase 50% em 2015 e de 14% em 2014. Hoje, a indústria vive com uma ociosidade de 74% de forma geral, e de 81% em janeiro e fevereiro deste ano.
“As questões políticas estão corroendo a economia brasileira”, diz o presidente da Anfavea, Luiz Moan. “A queda das vendas do setor de caminhões não representa somente a falta de confiança do consumidor, mas a do investidor”, acrescenta Luiz Carlos Moraes, vice-presidente da Anfavea e diretor de relações institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.
Entre as marcas de caminhões, a que teve a maior queda foi a Hyundai, de 99,6%, e a que teve a menor queda foi a Agrale, de 2,4%. A situação no setor de ônibus não é diferente. A queda registrada neste primeiro bimestre foi de 49,9%. A marca que teve maior queda foi a Scania, de 68,6%, e a que teve a menor queda foi a Agrale, 36,4%.