A Mercedes-Benz do Brasil anunciou, nesta quarta-feira (2 de abril), a nomeação de Denis Güven como novo CEO e responsável pela região da América Latina para ônibus e caminhões. A partir de agosto, ele sucederá Achim Puchert, que, desde o final de 2024, atua como CEO da Mercedes-Benz Trucks e membro do Board da Daimler Truck AG.
Atualmente, Denis Güven ocupa o cargo de Head de Produto e Estratégia da Daimler Truck Asia, em Tóquio, Japão. Sua trajetória na empresa começou em 2010, como Gerente de Projetos de P&D para Motores de Médio Porte na então Daimler AG, em Stuttgart, Alemanha.
Ao longo dos anos, ele assumiu diferentes funções no Escritório de Gestão de Projetos e na área de Finanças e Controlling da divisão Truck Global Powertrain. Em 2016, tornou-se Assistente do Vice-Presidente de Vendas, Marketing e Atendimento ao Cliente da Mercedes-Benz Trucks, também em Stuttgart.
Em 2019, ingressou na Daimler Truck Asia como Head de Vendas Internacionais e Gestão de Pedidos, em Kawasaki, Japão. Dois anos depois, em outubro de 2021, passou a liderar a área de Vendas e Marketing.
Mais recentemente, em 2022, Güven assumiu o cargo de Diretor e Head de Produto e Estratégia na Daimler Truck Asia. Nessa posição, liderou a Gestão do Ciclo de Vida de Produtos para caminhões e ônibus. Suas responsabilidades incluíam a área de Powertrain das marcas FUSO, BharatBenz e RIZON, além da Estratégia Corporativa e de Sustentabilidade da Daimler Truck na Ásia.
Líder reflexivo e moderno
Segundo Achim Puchert, atualmente CEO da Mercedes-Benz Trucks e membro do Board da Daimler Truck, Denis Güven se destaca como um líder reflexivo e moderno, comprometido em promover mudanças. “Ele tem experiência internacional, valoriza o empoderamento na formação de equipes fortes e diversas, sempre com um foco claro nos clientes”, afirma.
Ainda de acordo com Puchert, ao longo de sua carreira, Güven demonstrou grande habilidade estratégica, especialmente na área de produto. “Conheço Denis há muitos anos e estou animado para continuar trabalhando com ele nessa nova função”, conclui.