A Mercedes-Benz demonstrou os avanços de conforto e segurança do Actros Evolution no CTVI (Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis), no interior paulista. O local possibilitou à fabricante a apresentrar a eficiência do pacote tecnológico do extrapesado, com foco na principalmente na segurança.

O complexo, com 400 mil m², conta com cinco pistas de teste: oval de alta velocidade, conforto, medição de frenagem e estabilidade, área dinâmica veicular e dirigibilidade pavimentada, esta última voltada para manobras de estabilidade e condução.
Desenvolvido em parceria com a Bosch, o projeto do complexo atende a testes e simulações de caminhões e ônibus da marca, além de outros fabricantes de veículos, sistemistas e empresas do setor automotivo.
Benefícios comprovados na pista de testes
Na pista de testes, os recursos disponíveis facilitam a compreensão dos benefícios de um caminhão equipado com tecnologia avançada. Esses sistemas tornam a condução mais segura e confortável, aumentam a disponibilidade e reduzem custos operacionais.
Apresentado na Fenatran 2024, o Actros Evolution integra a linha 2025 de extrapesados da Mercedes-Benz. O modelo traz inovações para atender demandas e sugestões de clientes.
“O Actros Evolution marca uma nova fase do modelo, com inovações importantes”, destaca Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Itens de segurança do Actros
O Actros pode sair de fábrica com até 16 itens de segurança avançada, muitos deles já conhecidos pelo mercado. Assim, a lista inclui Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), que freia o caminhão para evitar colisões; Sensor de Faixa de Rolagem, que alerta o motorista ao sair da faixa sem comando; Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) e Sistema de Controle de Tração (ASR), entre outros.
Além disso, a Mercedes-Benz destaca o Sistema Eletrônico de Frenagem (EBS), Assistente de Fadiga, Assistente de Ponto Cego, Sensor de Chuva, Alarme de Ré com luzes intermitentes e farol alto inteligente.
O pacote inclui ainda piloto automático adaptativo com limitador de velocidade, Assistente Ativo de Proximidade, Assistente de Parada e Auxílio de Partida em Rampa.
Um dos principais dispositivos de segurança é o MirrorCam, que substitui os espelhos retrovisores por câmeras. Já em sua segunda geração, teve os braços das câmeras reduzidos em 10 cm de cada lado da cabine, contribuindo para uma melhor aerodinâmica.
O sistema melhora a visão lateral em cruzamentos, curvas fechadas e manobras complexas. Também permite monitorar continuamente a posição do semirreboque e melhora a visibilidade na chuva e à noite. Durante o pernoite ou ao sair do caminhão pela manhã, o motorista pode visualizar a área ao redor do veículo.
Suspensão metálica e pneumática
A partir deste ano, os modelos Actros 2045, 2548 e 2553 6×2 estão disponíveis com suspensão metálica. Dessa forma, segundo a engenharia da Mercedes-Benz, essa suspensão oferece mais estabilidade em operações robustas. Em contrapartida, para outras aplicações, o Actros segue com suspensão pneumática.
Ademais, outra novidade é a bateria de alta ciclagem, com 230 Ah e recarga mais rápida, sendo a de maior capacidade do mercado, segundo a Mercedes-Benz. De fato, esse componente atende à crescente demanda de energia dos caminhões modernos.
Similarmente, a fabricante destaca o filtro coalescente, que possui filtragem 500 vezes mais eficiente que um filtro convencional, e o novo compressor de ar dos motores OM 460, que proporciona mais robustez e eficiência ao propulsor.
Além disso, outros destaques incluem carregamento de celular por indução, bem como a redução de 33% nas paradas de manutenção e manutenção preventiva otimizada.
Finalmente, a Mercedes-Benz cita o design da cabine com pintura de grade especial, que simboliza a evolução do modelo. Outrossim, os faróis em LED, agora item de série no Actros Evolution, oferecem melhor luminosidade e durabilidade até 30% maior, segundo a fabricante.