Estão em operação no Chile os primeiros conjuntos totalmente elétricos de semirreboques para o transporte de cargas das Américas. A mineradora chilena SQM começa a atuar com o semirreboque Hybrid R da Randon.
O modelo é equipado com tecnologia de tração auxiliar e-Sys, da Suspensys. E utilizado no transporte do processo de extração de minério no Chile.
LEIA TAMBÉM: Renault Trucks quer melhorar a autonomia dos caminhões elétricos
Assim, a mineradora opera com duas versões de semirreboques. O basculante elétrico que faz o transporte de minério. Assim como um semirreboque tanque elétrico para o transporte de salmora de lítio.
A SQM, líder mundial na produção de lítio, adquiriu os conjuntos de equipamentos elétricos com o objetivo de atender seu Plano de Sustentabilidade. Dessa forma, se compromete a ser uma empresa neutra em carbono em todos os seus negócios até 2040. E no caso específico do lítio até 2030.
Nesse sentido, na frota a empresa também conta com caminhões elétricos de alta tonelagem. Com o uso dos modelos Hybrid R, a estimativa é de uma redução significativa nos custos operacionais para o cliente.
Tecnologia Hybrid R
Com conceito inovador, a linha Hybrid R conta com sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys. Ele atua na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem, para aplicação complementar como força extra na tração do conjunto.
Dessa forma, esse movimento pode gerar até 207 cv de potência adicional para contribuir na tração em subidas e ultrapassagens. Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a economia de combustível pode chegar a 25%. Assim, propiciando um menor desgaste dos componentes.
Empresas utilizam o implemento no Brasil
No Brasil, a Hybrid R foi lançada na Fenatran do ano passado. E atualmente a Randon contabiliza vendas no mercado interno. Sobretudo para grandes frotistas.
Entre eles, a Expresso Nepomuceno na divisão de celulose da empresa. Por isso, o semirreboque elétrico é utilizado na sua versão florestal. O modelo em operação percorre a rota de transporte de madeira entre as cidades gaúchas de Guaíba e São Gabriel. Do mesmo modo, empresas como a Tomasi Logística, do Rio Grande do Sul, também conta com Syder com tecnologia e-Sys.