Renault Trucks quer melhorar a autonomia dos caminhões elétricos

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Por meio do projeto denominado Dolphin, a Renault Trucks vai desenvolver um veículo laboratório. O objetivo é aumentar a autonomia da futura geração de caminhões elétricos de longa distância. Além do nível de conforto para o motorista e a segurança ao redor.

Dessa forma, a fabricante de origem francesa vai estudar diferentes tecnologias para oferecer veículos mais eficientes e de zero emissão. Porém, mais ergonômicos e capazes de se adaptar às mudanças do setor de transportes. Contudo, o foco, e maior desafio, é o desenvolvimento de um caminhão elétrico a bateria de longo alcance.

Dessa forma, o Dolphin (tradução para Desenvolvimento de um Caminhão de Laboratório), é liderado pela Renault Trucks. Mas o estudo será realizado em conjunto com outros parceiros da indústria. Assim como instituições acadêmicas da França.

Para isso, o fabricante francês está desenvolvendo um veículo experimental elétrico. Assim, avaliar na prática inovações em três áreas de pesquisa. Eficiência energética, segurança e ergonomia.

Pontos a evoluir

Renault quer melhorar a autonomia dos caminhões elétricos
A fabricante francesa apresentou o que pode ser o cockpit do seu caminhão; foto: Renault Trucks/Divulgação

No que diz respeito à otimização energética, a Renault Trucks quer concentrar-se na melhoria aerodinâmica do veículo para reduzir a sua resistência ao ar. E, portanto, reduzir o consumo de energia.

Além disso, a francesa quer investigar o que pode ser melhorado para garantir mais eficiência em todo o conjunto de propulsão. Dessa forma, aumentar a autonomia dos veículos em comparação aos atuais caminhões elétricos. Vale lembrar que a autonomia dos motores elétricos à bateria varia entre 500 e 600 km, dependendo do peso e da capacidade de carga.

Do mesmo modo, a Renault quer que o caminhão do futuro seja mais seguro para os motoristas, bem como aos usuários da estrada. Isso será possível, segundo a marca, graças à aos sistemas do veículo que no futuro vão interagir de modo autônomo com pedestres e ciclistas.

Todavia, a Renault não detalhou sobre como será a tecnologia, ou tecnologias, que utilizará neste campo. Embora, acredita-se, que não deve ser muito diferente das utilizadas atualmente. Possivelmente será uma evolução do nível de detecção dos usuários mais vulneráveis ​​na estrada.

Motorista no foco

Em termos de ergonomia e conforto a bordo, o painel de instrumentos (foto) foi totalmente redesenhado. Focado no motorista, o sistema oferece uma tela sensível ao toque. E conta com tudo o que há de mais importante. Além de ter muitos nichos para acomodar objetos. Seja como for, o que chama a atenção é a tela panorâmica contínua.

Contudo, não se sabe se a intenção é apenas mostrar a capacidade de desenvolvimento ou se essa tela de grandes proporções pode se tornar realidade nos modelos de produção. Isso por causa da relação custo-benefício.

O projeto Dolphin é uma forma de preparar as futuras gerações de caminhões elétricos. Por essa razão é financiado pelo governo francês e pela União Europeia. Seja como for, a produção deste caminhão começa no segundo trimestre de 2024.