Motor e caixa Scania estreiam nos Estados Unidos em caminhão International

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A Navistar começou a entregar aos clientes dos Estados Unidos, os primeiros caminhões da série International LT equipados com o trem de força integrado S13. Ou seja, com motor e caixa desenvolvidos pela Scania.

O trem de força integrado S13 é o mais eficiente. Sobretudo quando se trata de tecnologia de combustão interna desenvolvido até que se alcance a emissão zero. Nesse sentido, há quem afirme que se trata do último motor diesel desenvolvido pela marca do grifo.

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Motor e caixa Scania estreiam nos Estados Unidos em caminhão International
Plataforma S13 vai equipar caminhões MAN e até 2028 os brasileiros Volkswagen

Seja como for, vale lembrar que a a fabricante norte-americana utiliza motores e caixas de câmbio Scania, por fazer parte do Grupo Traton desde 2020. Assim como a Scania, MAN e a brasileira Volkswagen Caminhões e Ônibus. Portanto, faz sentido que os componentes sejam compartilhados entre as marcas.

Motor Super e caixa G33 integram a plataforma

O International LT é equipado com o motor Super de 12,7 litros da Scania, em combinação com a caixa G33 de 12 marchas, 2 crawler com Overdrive e sistema automatizado Opticruise. O eixo de transmissão também é da série Super. Seja como for, na América do Norte o conjunto é chamado S13.

Os motores serão fornecidos com potências de 370 a 515 cv. Uma exceção é que nos EUA é utilizado o sistema EGR, em combinação com um catalisador com dupla injeção de AdBlue (Arla 32). O novo freio motor Scania também é fornecido no Internacional.

Plataforma global

O trem de força, apesar de ter sido desenvolvido na Suécia, é produzido no México. A International também ainda fornece caminhões com motores Cummins e seu próprio A26, diesel de 12,4 litros, que na verdade é um motor MAN D26.

Motor e caixa Scania estreiam nos Estados Unidos em caminhão International
Plataforma S13 é o mais recente desenvolvimento da Scania para o Grupo Traton

A passagem para o S13, ou motor Super da Scania, parece, portanto, ser o caminho para o motor global da Traton. Afinal, o próximo passo é aplicar esse trem de força nos caminhões da MAN no futuro próximo. 

A Traton segue, portanto, a tendência que outros construtores de caminhões com atuação global já haviam iniciado. Nesse sentido, os motores diesel e caixas de câmbio Mercedes-Benz são usados ​​em caminhões da norte-americana Freightliner sob o nome Detroit Diesel.

Do mesmo modo, compartilham do mesmo trem de força Paccar, Kenworth, Peterbilt e DAF. Assim como Volvo e Mack usam motores e caixas de câmbio Volvo nos EUA.