Mudança visa atender operações em piso sem pavimento. Freio a disco é opcional

81

O caminhão leve Accelo 1016 passa a ser oferecido ao mercado com freio a tambor como item de série. Segundo a engenharia da Mercedes-Benz, a novidade amplia o uso do caminhão em aplicações mais severas.

“Unificamos assim a linha Accelo, formada pelos modelos 815 e 1016, com freio a tambor de série, mantendo o freio a disco como opcional para que o cliente escolha a solução que seja mais adequada às características de sua atividade de transporte”, diz Joerg Radtke, gerente sênior de marketing de produto caminhões da Mercedes-Benz.

De acordo com o executivo, o freio a tambor é indicado para operações mistas, nas quais o caminhão roda também em estradas de terra, sendo mais resistente à poeira e ao cascalho. O freio a disco é mais seguro, por apresentar uma frenagem mais eficiente e parar o caminhão em menor espaço. Porém, o brasileiro ainda têm preferência pelo freio a tambor, por ter resistência e durabilidade maiores, o que se traduz em menor custo de manutenção.

O Accelo 1016 possui motor Mercedes-Benz OM 924 LA de 4,8 litros de cilindrada, com 156 cv de potência a 2.200 rpm e torque de 62 mkgf entre 1.200 e 1.600 rpm. Possui freio-motor convencional mais o Top Brake da Mercedes-Benz.
O modelo pode receber o 3º eixo por terceiros, com isso, o seu o PBT pode chegar a 13 t, sendo obrigatório, neste caso, o câmbio Mercedes-Benz de 6 marchas G-56 e a relação do eixo traseiro i = 4,30. O círculo de viragem varia de 12,6 m a 16,6 m dependendo do entre-eixo, sendo três opções de distância:  3.100 mm, 3.700 mm e 4.400 mm.