A redução do consumo de energia pelos motores a combustão passou a ser prioridade para todos os usuários por duas razões: os aumentos de preços dos combustíveis, seja diesel, gasolina, etanol ou gás natural veicular, e pelos compromissos com a redução das emissões após a queima do combustível. O NanoXD, um fluido com esperas de nanocarbono, é uma nanotecnologia que melhora a eficiência dos motores nesses dois principais quesitos, além de outros, como redução de ruído, e alcance da maior potência e torque do motor. Testes com o uso do NanoXD em operações reais comprovaram a eficiência das esferas de nanocarbono. O resultado mais recente vem da Koppert do Brasil, empresa de biotecnologia para a agricultura sustentável, com o compromisso com a natureza e o meio ambiente em seus valores e missão.
Como o NanoXD funciona
Os benefícios ocorrem pela redução do atrito entre as partes internas do motor. As esferas formadas de nanocarbono permanecem então revestindo permanentemente as superfícies das peças, reduzindo drasticamente o contato de metal com metal. Estas esferas de nanocarbono são extremamente duras tendo sua resistência comparada à do diamante.
Após o polimento em escala manométrica, o motor trabalha de forma mais eficiente, reduzindo a necessidade de energia, consequentemente, a queima de combustível, e a formação de borra. Isso permite que o motor utilize o seu potencial máximo de potência e torque, economizando combustível e reduzindo as emissões de poluentes, além de aumentar a durabilidade do conjunto.
Aumento da eficiência
Os geradores de energia são fundamentais para o contínuo funcionamento de diversas atividades importantes, entre elas a logística, os hospitais, aeroportos etc. Teste em andamentos com caminhões buscam aferir resultados também positivos em economia de diesel ou gás, e, consequentemente, na redução das emissões, de ruídos e aumento da durabilidade do motor. Diferentemente dos geradores de energias, que funcionam em ambiente e rotação estável, os caminhões sofrem muitas variáveis, desde a forma de condução do motorista, topografia, temperatura, pressão atmosférica etc. Mesmo assim, é possível alcançar bons resultados, principalmente, que o um caminhão roda, em média, 100 mil km por ano.
Teste na Koppert
O teste realizado pela Koppert do Brasil foi em um gerador de energia Stemac, modelo GMG Auto DSE8610 de 400kVA. O período de sete dias de operação, totalizando 26 horas de operação (3h40 por dia). Antes da aplicação, foi medido o consumo de combustível pelo mesmo período na semana anterior ao teste, com consumo de 1.500 litros de diesel no total e de 58,5 litros por hora. Com o parâmetro estabelecido, foi aplicado 4 litros do NanoXD na troca de 40 litros de óleo lubrificante indicado pelo fabricante do motor, portanto, 10% de nanocarbono para a quantidade total da troca. O ciclo de teste repetiu com 3h40 de uso diário, por sete dias consecutivos, totalizando 26 horas de funcionamento do motor. O resultado foi: 1.185 litros de diesel consumidos ou 46,3 litros, uma economia de 21%.
Os geradores de energia são fundamentais para o contínuo funcionamento de diversas atividades importantes, entre elas a logística, os hospitais, aeroportos etc. Teste em andamentos com caminhões buscam aferir resultados também positivos em economia de diesel ou gás, e, consequentemente, na redução das emissões, de ruídos e aumento da durabilidade do motor. Diferentemente dos geradores de energias, que funcionam em ambiente e rotação estável, os caminhões sofrem muitas variáveis, desde a forma de condução do motorista, topografia, temperatura, pressão atmosférica etc. Mesmo assim, é possível alcançar bons resultados, principalmente, que o um caminhão roda, em média, 100 mil quilómetros por ano.