Qual a perspectivas para 2021 no transporte rodoviário de cargas considerando a pandemia? O Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), órgão vinculado ao Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), foi atrás de respostas e consulto transportadoras de pequeno, médio e grande porte com diversos perfis de cargas. Otambém divulgou a sondagem feita sobre os efeitos 2020.

De acordo com Fernando Ziegler, diretor executivo do IPTC, a pesquisa serve como norte para o setor de transporte de cargas, assim como acaba por medir como será a atuação das transportadoras, neste ano. “A Sondagem do TRC pode contribuir sendo um termômetro e um balanço de como o mercado vem se desenhando, para entender como está o desempenho da sua empresa em relação ao setor, para saber as tendências que o TRC visualiza para o ano. A Sondagem serve como um comparativo com as outras empresas, bem como uma fonte de segurança para os transportadores tomarem suas decisões”.

O levantamento consolidou um panorama geral do ano de 2020, tendo como principais dados a queda de 0,32% no volume transportado em relação ao ano de 2019 e a capacidade ociosa apresentada por 55% das empresas. Apesar de haver o entendimento de que a ociosidade tem relação com a dificuldade na contratação de motoristas apresentada no ano passado, para a economista do IPTC, Raquel Serini, este não é o caso.

“​Acredito que a ociosidade da frota mencionada na pesquisa não está diretamente relacionada à falta de motoristas e sim, a diminuição do volume de carga transportada neste período de pandemia de um modo geral. O mercado do TRC sofreu o baque do período conturbado que foi 2020, assim como para todos os outros setores. Tivemos redução na movimentação de carga, mesmo sendo considerada uma atividade essencial ao longo da pandemia, o que afetou diretamente o faturamento e consequentemente o lucro”. Ao tratar de 2021, o estudo apontou que 76% das transportadoras pretendem fazer investimentos em novas tecnologias, ao passo que 96% irão investir em treinamentos para seus colaboradores. Ambos os dados são, para Serini, os enfoques deste ano para o setor de transporte rodoviário de cargas. “​O mercado de transportes percebeu a importância de se reinventar, criar ferramentas alternativas para atendimento remoto, teletrabalho e, assim, diversificá-lo, além de qualificar a mão de obra disponível, pensando na expansão dos negócios. Em contrapartida, apesar de existirem empresas que desejam modernizar seus terminais, isso não reflete a realidade da maioria. Muitas empresas estão enxugando suas estruturas físicas e retomando, ainda que de forma tímida, a contratação de terceiros/agregados na frota também”.

A Sondagem do TRC ainda salientou quais áreas as transportadoras acreditam que mais precisam de investimentos para o crescimento esperado por 43% das empresas.

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Novo concessionário Mercedes-Benz Sambaíba

Nova concessionária Mercedes-Benz
A nova concessionária Mercedes-Benz Sambaíba fica na Zona Norte de São Paulo, região com a maior concentração de transportadoras

Clientes de ônibus e veículos comerciais da linha Sprinter contam com novo endereço de concessionário Mercedes-Benz Sambaíba em São Paulo. Representante há 40 anos da marca, a Sambaíba mudou da Régis Bittencourt para a Zona Norte de São Paulo, na rua Nilton Coelho de Andrade, 755, Jardim Andaraí, região com a maior concentração de transportadoras por km² do Brasil. “Investimos R$ 8 milhões nesse empreendimento, com novas e modernas instalações e de fácil acesso para nossos clientes, visando oferecer total praticidade e comodidade, seja no atendimento de vendas, como nas oficinas e no balcão de peças”, ressalta Carlos Alberto da Fonseca, diretor presidente da Sambaíba.

Concessionária digital Mercedes-Benz

concessionaria_digital_mercedes-benz
Projeto da concessionária digital era para 2023 e foi antecipado

O Showroom Star Online funciona desde 23 de maio e a Mercedes-Benz foi a primeira montadora a lançar a concessionária digital para todas as suas de produtos, como ônibus, caminhões e vans, além de peças, serviços, Banco Mercedes-Benz e consórcio. Os estudos para vendas on-line já vinha ocorrendo há dois em conjunto com a Assobens (Associação dos Concessionários Mercedes-Benz). 

“Mais uma vez, damos um passo à frente em nosso segmento e lançamos o Showroom Virtual Star Online, projeto que leva os clientes para dentro de concessionários de todo o País, de forma rápida e online, assim ele pode nos visitar pelo computador, laptop ou celular a qualquer hora ou dia”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

As ferramentas digitais têm grande potencial para oferecer vantagens e serem alternativas, principalmente no período de pandemia, e os clientes continuam contando com seu concessionário físico, quanto a oficina e o balcão de peças.

As últimas atualizadas no dia 22 de maio. Confira:

Volvo lança kits de peças mais baratos

 Carlos Banzzatto, gerente comercial de pós-venda Volvo
Carlos Banzzatto, gerente comercial
de pós-venda Volvo

Seguinte a linha de pós-vendas do mercado de veículos comerciais, a Volvo também lança três kits de peças que podem ser até 20% mais baratos do que compradas individualmente no balcão da rede. São os pacotes Light (com peças básicas para um determinado reparo), Max (inclui itens extras para reparos mais detalhados) e Top (conjunto maior de peças, para reparos mais completos).

“São opções que passam a fazer parte do nosso portfólio regular de peças. Isso vai permitir aos clientes um planejamento antecipado, com custos mais acessíveis, para aumentar a disponibilidade dos veículos com o uso de peças genuínas. E se instaladas nas concessionárias contam com a garantia de dois anos”, afirma Carlos Banzzatto, gerente comercial de pós-venda Volvo.

Primeiro caminhão-guindaste 100% elétrico

A Zoomlion produz o primeiro caminhão-guindaste puramente elétrico do mundo, assume a liderança na construção de proteção ambiental no setor de máquinas

O primeiro caminhão-guindaste 100% elétrico é apresentado na China. Trata-se do ZTC250N-EV produzido pela Zoomlion. O caminhão-guindaste pode atingir uma velocidade máxima de 90 km/h (56 mph) e a capacidade de inclinação máxima chega a 50%. Seu custo total de energia pode ser reduzido para apenas 35% de outros produtos movidos por combustível na mesma classe com emissões zero. O som do veículo durante a direção e operação não ultrapassa 65 dB. A autonomia é de 260 km.

Queda no transporte até o dia 10 de maio

A NTC&Logística atualiza pesquisa sobre impacto da pandemia no transporte de cargas no Brasil. O último dado é uma queda de 40,5% em comparação a semana anterior ao dia 16 de março, quando o Brasil admitiu que fazia parte da pandemia. Este percentual representa o último período do levantamento, entre os dias 4 e 10 de maio, é o menor índice quando comparado de 6 de abril para cá. A pior semana foi entre os dias 13 e 19 de abril, quando foi registrada uma queda de 45,2%.

PREVIA-PESQUISA-IMPACTO-VOLUME-CARGA-30-03-2020

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).