Produção de caminhões em fevereiro dobra frente ao mês de janeiro

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A indústria de caminhões encerrou fevereiro produzindo 8,1 mil caminhões. Ou seja, o dobro do fabricado em janeiro, que fechou com 4 mil unidades. Os dados são da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Entretanto, quando se compara fevereiro deste ano com igual mês em 2022, há retração de 28,7%. Ou seja, em fevereiro do ano passado, as fabricantes produziram 11,4 mil caminhões.

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Com relação ao primeiro bimestre, a retração é ainda maior. Ou seja, na soma da produção entre janeiro e fevereiro deste ano, as empresas contabilizaram 12,2 mil caminhões fabricados. Assim, uma retração de 41,6% em relação ao primeiro bimestre de 2022, quando produziram 20,9 mil unidades.

O vice-presidente da Anfavea, Gustavo Bonini, explica que o mês de janeiro foi de férias. Portanto há uma queda natural do mercado. Ademais, o setor está se ambientado às novas regras do Proconve. E ainda há clientes comprando caminhões Euro 5 nas concessionárias.

“Mas o mercado deve começar a normalizar daqui em diante. Portanto, o processo produtivo deve se recuperar gradativamente”, diz Bonini.

Produção de ônibus cai no bimestre

Produção de caminhões em fevereiro dobra frente ao mês de janeiro
Produção de ônibus foi mais tímida entre janeiro e fevereiro

Já no segmento de ônibus, o segundo mês do ano também foi melhor do que o primeiro. Dessa forma, as fabricantes produziram 1.275 chassis. Ou seja, alta de 63% frente às 782 unidades de janeiro.

Entretanto, quando se compara fevereiro deste ano com igual mês em 2022 o resultado é de retração. Ou seja, no segundo mês de 2022 as montadoras fabricaram 1.956 chassis. Assim, neste ano o resultado é 34,8% abaixo ao mesmo mês do ano passado.

Do mesmo modo, no acumulado de janeiro a fevereiro, também houve retração. Neste primeiro bimestre, as marcas fabricaram 2.057. Enquanto que no primeiro bimestre de 2022, o setor produziu 3.281 ônibus. Ou seja, queda de 37,3%.

Dessa forma, Bonini diz que o argumento é o mesmo com relação à produção do caminhão. Por mais que ocorra recuperação no mercado de ônibus, o período de férias atrapalhou a produção em janeiro. Ademais, os clientes também estão se ambientando com as novas regras do Proconve P8 (Euro 6).