A indústria de caminhões encerrou fevereiro produzindo 8,1 mil caminhões. Ou seja, o dobro do fabricado em janeiro, que fechou com 4 mil unidades. Os dados são da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Entretanto, quando se compara fevereiro deste ano com igual mês em 2022, há retração de 28,7%. Ou seja, em fevereiro do ano passado, as fabricantes produziram 11,4 mil caminhões.
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Com relação ao primeiro bimestre, a retração é ainda maior. Ou seja, na soma da produção entre janeiro e fevereiro deste ano, as empresas contabilizaram 12,2 mil caminhões fabricados. Assim, uma retração de 41,6% em relação ao primeiro bimestre de 2022, quando produziram 20,9 mil unidades.
O vice-presidente da Anfavea, Gustavo Bonini, explica que o mês de janeiro foi de férias. Portanto há uma queda natural do mercado. Ademais, o setor está se ambientado às novas regras do Proconve. E ainda há clientes comprando caminhões Euro 5 nas concessionárias.
“Mas o mercado deve começar a normalizar daqui em diante. Portanto, o processo produtivo deve se recuperar gradativamente”, diz Bonini.
Produção de ônibus cai no bimestre
Já no segmento de ônibus, o segundo mês do ano também foi melhor do que o primeiro. Dessa forma, as fabricantes produziram 1.275 chassis. Ou seja, alta de 63% frente às 782 unidades de janeiro.
Entretanto, quando se compara fevereiro deste ano com igual mês em 2022 o resultado é de retração. Ou seja, no segundo mês de 2022 as montadoras fabricaram 1.956 chassis. Assim, neste ano o resultado é 34,8% abaixo ao mesmo mês do ano passado.
Do mesmo modo, no acumulado de janeiro a fevereiro, também houve retração. Neste primeiro bimestre, as marcas fabricaram 2.057. Enquanto que no primeiro bimestre de 2022, o setor produziu 3.281 ônibus. Ou seja, queda de 37,3%.
Dessa forma, Bonini diz que o argumento é o mesmo com relação à produção do caminhão. Por mais que ocorra recuperação no mercado de ônibus, o período de férias atrapalhou a produção em janeiro. Ademais, os clientes também estão se ambientando com as novas regras do Proconve P8 (Euro 6).