ZF Scalar, plataforma de gerenciamento de frota, chega ao Brasil

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ZF Scalar, sistema de gerenciamento de frotas, chegou ao Brasil. A solução destina-se aos veículos comerciais. E funciona em tempo real. Ou seja, com tomadas de decisões e otimizações automatizadas. Todas baseadas em Inteligência Artificial (IA).

Trata-se de uma plataforma de orquestração. Em outras palavras, o sistema faz o gerenciamento de telemetria. Mas com a vantagem de atender tecnologias futuras. Como veículos elétricos e autônomos.

“Todos os nossos produtos de telemetria integram a mesma plataforma. Portanto, é possível acompanhar a evolução tecnológica dos veículos comerciais. Afinal, muitos dos sistemas de automação e eletrificação a ZF fornece. Por isso, a ideia é que no futuro a Scalar sirva como interface direta da frota com os veículos”, diz Maurício Pagagua, gerente sênior de soluções digitais da ZF Aftermarket.

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Scalar chega primeiro nos implementos rodoviários

Com mais de 300 mil veículos conectados ao ZF Scalar mundo afora, no Brasil, a empresa introduziu a plataforma no final do ano passado. Porém, em alguns clientes selecionados pela marca, donos de implementos rodoviários, com o objetivo de avaliar o sistema.

Isso porque, para a introdução da plataforma, a ZF optou por dividir em etapas. Assim, neste primeiro momento, a estreia ocorre em implementos rodoviários. Mas de acordo com a marca, até o final do ano chega aos ônibus. E nos caminhões em 2024.

De acordo com Pagagua, introduzir o Scalar pelos implementos é estratégico. Ou seja, não há muitos serviços de gerenciamento direcionados às carretas. Diferentemente de ônibus e caminhões.

Todos os dados do Scalar são gerados pelo EBS. Do mesmo modo, por meio de sensores ao redor do implemento. Depois de reunir os dados, eles são disponibilizados à plataforma Scalar. Ou mesmo para outra plataforma de preferência do cliente.

Dessa forma, o nível de complexidade é reduzido. Como o Scalar “conversa” com outra plataforma, por exemplo, do caminhão, o cliente tem todos os dados reunidos em uma única tela.

Outra vantagem é que o Scalar atende produtos multimarcas. Ou seja, diferentemente das plataformas das montadoras que são voltadas apenas aos produtos que fabricam. Entretanto, a ZF vai disponibilizar o Scalar para os fabricantes de veículos comerciais. Como uma oferta a mais que cada fabricante pode oferecer aos clientes.

ZF Scalar, plataforma de gerenciamento de frota, chega ao Brasil
A plataforma de gerenciamento de frota ZF Scalar já está no mercado

Aplicabilidade

Como sistemista, a ZF oferece diversos componentes do veículo. Portanto, a plataforma consegue fazer a leitura de muitos mais itens a bordo do veículo. Dessa forma, oferecendo um conjunto diversificado de recursos projetados para otimizar as operações de frotas comerciais.

Por exemplo, a ZF é a fabricante do sistema de freios da carreta. Contudo, consegue extrair os dados de frenagem. Mas também identificar o nível temperatura e pressão dos pneus. Bem como fazer a leitura da quantidade de carga. Ou mesmo o estilo de condução do motorista. Ou seja, uma série de dados que vão permitir aos frotistas tomarem decisões mais assertivas.

Eficiência e redução de custos

Com mais de 25% das viagens de carga estimadas como corridas vazias, o Scalar tem o potencial para ajudar a melhorar a eficiência da frota. Assim, indicando o motorista certo para o veículo certo na hora certa. Isso inclui ajudar a selecionar a rota mais eficiente em termos de combustível. Reduzindo o custo total de propriedade (TCO).

“Com todos esses dados, o gestor de frota consegue tomar decisões mais corretas com relação a frota. Ademais, a tecnologia, graças à orquestração, está apta a fazer toda a roteirização da operação”, acrescenta Pagagua.

A ZF estima que a plataforma se paga em um ano. Isso, graças à economia que o transportador vai conseguir só com pneus. E o Scalar está disponível em todas as revendas autorizadas da ZF no país.