Quem joga cartas ou aprecia uma jogatina sabe que é vantagem ter um coringa nas mãos. Pensando assim, o sueco Dan Bahleda quis a sorte lado a lado, e para isso a estampou no seu Scania R 620.
A sorte é tanta que Dan já levou muitos prêmios para casa depois de exibir seu caminhão em festivais de supertrucks espalhados pela Europa.
A pintura foi elaborada em diferentes tons de cinza e prata, com detalhes cromados para destacar a obra. Mesmo o estilo “carteado” que rende ao caminhão um ar nobre, o desenho ficou contemporâneo.
Um detalhe deve ser mencionado sobre o criador. Foi o próprio Dan quem idealizou o coringa. Ele o projetou com traços selvagens e com expressões de espanto, mas sem perder o estilo do personagem do cinema.
O trabalho com spray ficou por conta de Olaf Pugner, jovem artista plástico europeu.
Não apenas a atrativa pintura que transforma o caminhão, mas também o seu motor V8 de 620 cv o torna um supertruck.
Mas ainda há muitos outros predicados a serem mencionados sobre este Scania. Os acessórios são exemplos. Infinitos emblemas da marca de origem sueca foram produzidos a laser para compor esse excêntrico veículo.
O chassi foi completamente revestido e a parte traseira integralmente elaborada para o projeto. Os tubos de aço fino localizados atrás do cavalo, assim como o pára-sol — este um dos poucos acessórios autênticos do veículo —, renderam ao caminhão um ar robusto.
Um supertruck de família
Dan recebeu a ajuda de muitos amigos e parentes para desenvolver o projeto em seu Scania. Junto com o primo David Ambrozek, ele pintou toda a cabine, incluindo os detalhes produzidos em plástico e algumas particularidades do volante como a brincadeira branco e preto. Enquanto isso o seu tio Antonin Adamek foi o responsável pelo trabalho de tapeçaria – tudo revestido em couro branco para harmonizar com prateado do cavalo-mecânico.
Chama a atenção os detalhes da maquiagem do coringa e de personagens do carteado. Esses detalhes ficaram sob a responsabilidade do artista Olaf Pugner.
Dan parafusou rodas de cubos de aço fino e bem ao centro o símbolo da grife sueca, que ele tanto admira.
Muitos desses apetrechos que enfeitam o Scania não podem ser adquiridos em lojas convencionais de acessórios, tampouco pela internet, pois foram desenvolvidos exclusivamente para Dan, e alguns até idealizados por ele mesmo.
Razão pela qual para Dan Bahleda esse caminhão não tem preço.